O Terminal Hidroviário
de Belém (THB) recebeu 128.700 mil usuários durante as férias escolares de
julho deste ano. Os números apontam crescimento de 30% em relação ao mesmo
período do ano passado, quando 99 mil passageiros passaram pelo espaço. Os dados
são da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), responsável pela
administração do local.
"A partir do
momento que novas linhas começaram a operar no Terminal este ano, nós recebemos
novos passageiros e, consequentemente, aumentamos o número de usuários. O
Governo vem trabalhando para melhorar a vida da população e no Terminal
Hidroviário de Belém, o passageiro encontra conforto, segurança e uma equipe
qualificada para servir. Então, esses números demonstram que o passageiro está
satisfeito com os nossos serviços", destaca Abraão Benassuly, presidente
da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará.
De acordo com os
números, foram registrados 32.175 mil passageiros por semana e 4.151 mil por
dia. Os horários de maior movimento foram de 06h às 9h30 e 12h30 às 16h, já os
dias da semana com maior movimento foram as sextas-feiras e os sábados. Desde a
inauguração do THB, em 2014, mais de 3 milhões de usuários já passaram pelo
espaço.
Assim como no ano
passado, os destinos mais procurados pelos veranistas que passaram pelo THB
foram o Camará, que dá acesso aos municípios de Soure, Salvaterra, Joanes e
Cachoeira do Arari, no Marajó; seguido de Macapá, no Amapá, e Ponta de Pedras,
também no Marajó.
Ações
Para garantir uma boa
viagem, 10 agentes e fiscais da CPH prestaram auxílio aos usuários do Terminal
Hidroviário de Belém durante todos os dias da semana em julho, nos turnos manhã
e tarde. Os agentes circularam pelos corredores principalmente nos horários de
embarque e desembarque de passageiros, esclarecendo dúvidas e orientando sobre
questões de segurança.
"Em um trabalho de
inclusão, a maior inovação este ano foi disponibilizar uma profissional em
Libras e o Código de Defesa do Consumidor em Braile para os usuários. Mas
também destaco a qualificação dos nossos funcionários, que se comunicam em
outras línguas como inglês e francês para atender os turistas. Sem esquecer do
trabalho de orientação aos passageiros realizado por nossos agentes e fiscais,
que estão treinados para receber os usuários de dentro e fora do país",
finaliza Benassuly.