Um resgate da história publicitária e do
Brasil dos anos 1960, com peças de propagandas veiculadas na antiga revista O
Cruzeiro, entre os anos 1960 e 1963. Esse é o conteúdo do livro “Museu da
Propaganda: Propagandas Antigas | Brasil anos 60”, que o publicitário paraense
Arthur Tamer Vasques pretende lançar, em breve. Desde 1999, ele tem reunido no
seu site Museu da Propaganda várias histórias e curiosidades sobre as marcas e
produtos que foram veiculados nas décadas passadas, tanto no Brasil como no
exterior. Daí surgiu a ideia de publicar um livro com algumas dessas
propagandas e trazer de volta para o papel o que já havia virado “peça de
museu”.
As propagandas reproduzidas no livro
relembram marcas genuinamente brasileiras, como Walita, Varig ou SEMP, e
produtos clássicos, como a sopa Maggi, a máquina de costura Singer ou o sabão
em pó OMO.
O livro traz um belo trabalho gráfico da
designer Glaura Santos e poderá ser adquirido por meio da plataforma de
financiamento coletivo no site Catarse, com direito a vários brindes, como
cartões postais, adesivos e réplicas impressas dos anúncios da época. O projeto
já está online no site Catarse, e ficará disponível até o dia 02 de março.
Para participar, basta acessar o link:
www.catarse.me/museu_da_propaganda e escolher um pacote de recompensas. Também
haverá ofertas especiais aos primeiros apoiadores. Os preços variam entre 25
reais (livro em formato PDF) e 50 reais (livro impresso e vários brindes).
“Para os mais jovens é uma oportunidade de rever o que um dia foi moderno e,
para os mais ‘experientes’, uma oportunidade de viajar ao passado e relembrar
momentos, produtos ou marcas inesquecíveis. Será um livro para todos e todas,
apaixonados por publicidade ou não”, afirma o autor.
Arthur Tamer é formado em Publicidade
pala Universidade da Amazônia (Unama) e é mestre em Comunicação pela Unversidad
de Sevilla, na Espanha. Começou sua carreira no Brasil, trabalhou em agência de
publicidade e com comunicação e marketing durante vários anos. Morou na Espanha
por doze anos e, hoje, mora e trabalha na Alemanha. “Nunca perdi o contato com
as raízes brasileiras e nem deixei de lado a paixão pelas propagandas antigas.
No início, a ideia foi criar um pequeno museu virtual com anúncios antigos em
um site e compartilhar com todos essa galeria. Agora, a proposta é colocar esse
material em um livro”, acrescenta.
Segundo o autor, no site Museu da
Propaganda, está exposta a memória de uma época e o retrato de uma sociedade
que está mudando o comportamento e os hábitos ao longo de décadas. “Essa
coleção vem sendo ampliada constantemente e, cada vez mais, tento mostrar as
diferenças culturais entre vários países, sempre por meio do mundo da
publicidade e suas distintas épocas”, ressalta.
Serviço:
Livro:
www.catarse.me/museu_da_propaganda
Site: www.museudapropaganda.com
Facebook:
https://www.facebook.com/museupropaganda
Instagram: https://www.instagram.com/museudapropaganda/