Estado celebra Dia Internacional da Mulher nas ruas e no Theatro da Paz



Neste domingo (8), o Governo do Estado e o Conselho Estadual da Mulher realizam programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, com uma caminhada por ruas de Belém e apresentação de um espetáculo gratuito no Theatro da Paz. A data marca o lançamento da campanha estadual de políticas públicas voltadas às mulheres no Pará.

Intitulado "Mulheres na Política: por uma democracia Paritária", o tema deste ano será lançado na caminhada, que sairá da escadinha do Cais do Porto, às 8 h, seguindo pela Avenida Presidente Vargas até o Theatro da Paz. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da luta pela promoção e garantia de direitos.

O ato contará com a presença de representantes de vários segmentos, como líderes das torcidas femininas dos clubes de futebol Remo e Paysandu, da equipe feminina de basquete em cadeiras de rodas do Clube dos Deficientes Físicos do Pará, das artistas paraenses Joelma Klaudia, Roberta Brandão, Ana Paula Castro, Loba Rodrigues, Nanna Reis, Mary e Camila Barbalho, acompanhadas de percursionistas locais e a bike som "Maria Lira", em homenagem a uma mulher negra que lutou na Cabanagem.

Também estão previstas caravanas de mulheres da Região Metropolitana de Belém e dos municípios de Parauapebas, Barcarena, Bragança e Curralinho. Simultaneamente, serão realizadas caminhadas em vários municípios paraenses. Também sairá da Escadinha, no mesmo horário, o I Passeio Ciclístico, que seguirá pelas avenidas Presidente Vargas, Gentil Bittencourt, José Bonifácio, Almirante Barroso e João Paulo II, até o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna.

Na chegada da caminhada no hall do Theatro da Paz, por volta das 11 h, haverá homenagem à Maria Sylvia Nunes, grande expoente das artes cênicas paraenses. A professora doutora da Escola de Theatro e Dança da UFPA, Valéria Andrade, vai declamar uma cena de "Morte e Vida Severina", um dos espetáculos emblemáticos de Maria Sylvia, montado em 1958, o primeiro da obra de João Cabral de Melo Neto.

Em seguida, haverá o espetáculo gratuito que narra vida e obra de outro grande nome da cultura popular paraense: Iracema Oliveira. O espetáculo "Iracema Voa" é uma homenagem a todas as mulheres e foi produzido por Ester Sá, em 2008, contando a história da artista, com destaque para sua colaboração à tradição dos Pássaros Juninos.

A programação é uma realização da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ministério Público do Pará, Procuradoria Especial da Mulher e bancada feminina da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

A caminhada integra a campanha que será executada nos 144 municípios ao longo do mês de março, com ações de enfrentamento à violência contra a mulher, protagonismo social, empoderamento e a importância da participação na gestão, realizada pela Sejudh, por meio da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres (CIPM). O encerramento da programação ocorrerá no dia 30, com um encontro estadual que vai debater temas como evolução da presença das mulheres no parlamento e a luta por mais espaço na política. O debate será realizado na Alepa, das 8 às 12 h.

Durante a programação no Theatro da Paz será lançado, pela Secult, o edital Theatro da Paz "Era mais uma vez". O incentivo vai promover apresentações na casa de espetáculos, com entrada totalmente gratuita. A proposta é apoiar a participação de artistas e grupos na produção de espetáculos de teatro infantil e facilitar o acesso da população.

Artistas e coletivos teatrais podem se inscrever pelo e-mail projetoeramaisumavez2020@gmail.com, de 09 de março a 30 de agosto. Não será cobrada taxa de inscrição. O edital e a ficha estarão disponíveis em secult.pa.gov.br/informativos. Até dezembro de 2020, um espetáculo será selecionado por mês, e o cachê artístico tem valor de R$ 3.500,00, sendo proibida a cobrança de ingresso pelos selecionados. As apresentações ocorrerão sempre em um domingo, a cada mês, às 11 h.