"No iFood, impactamos direta e
indiretamente milhões de pessoas todos os dias e por isso temos um papel
importante em ajudar a sociedade neste momento de pandemia causada pelo
COVID-19.
Montamos uma equipe dedicada a estudar e
desenvolver medidas com foco no bem-estar de todos os nossos colaboradores,
parceiros e clientes. Queria contar para vocês o resultado até o momento.
Para nossos clientes
Passaremos a usar nossos canais para
levar mais informação e cuidados de saúde aos nossos clientes. Usaremos nossos
famosos pushes, email e redes sociais para levar mais esclarecimentos a todos
neste momento que a informação é chave.
O iFood está testando entregas com menor
contato, onde o usuário pode combinar com o entregador (via chat) onde deixar o
seu pedido. Na próxima semana, anunciaremos outras ações para realizar as
entregas sem contato que estão sendo preparadas para oferecer a melhor
experiência aos entregadores parceiros, consumidores e restaurantes.
Aproveito para dividir duas dicas
práticas: após receber e desembalar o pedido, lave suas mãos. Para ter menos
contato, dê preferência ao pagamento digital (via aplicativo), evitando usar
dinheiro ou a maquininha de cartão.
Para os entregadores parceiros
Decidimos criar um fundo solidário no
valor de R$ 1 milhão para dar suporte aos entregadores que necessitem
permanecer em quarentena. Entendemos a responsabilidade de cada indivíduo de
focar na sua saúde e recuperação e, também, para que a doença não se alastre.
Enviamos materiais educacionais aos entregadores, e vamos ampliar as ações de
prevenção e educação nos próximos dias com apoio do Ministério da Saúde,
consultorias especializadas e hospitais. O pagamento por aplicativo e o
delivery sem contato serão muito importantes para a saúde dos entregadores -
peço a ajuda de vocês para isso!
Para os restaurantes parceiros
De acordo com autoridades globais, não
há relatos que sugiram que o COVID-19 possa ser transmitido por alimentos.
Ainda assim, intensificamos a comunicação com os restaurantes para que a
preocupação com a higiene seja ainda maior, bem como a saúde de seus
funcionários. Vamos anunciar nas próximas 24 horas medidas para apoiar os
restaurantes financeiramente neste momento difícil para eles.
É importante deixar claro que é
irrelevante para nossas decisões hoje o aumento de vendas do iFood. O que
queremos hoje é que os restaurantes e entregadores tenham o iFood como um
importante parceiro em um momento de dificuldades, e que, as pessoas que
optarem por usar o iFood, o façam com segurança.
Estamos todos aprendendo a lidar com
este tema. As mudanças serão constantes e rápidas, mas estamos confiantes de
que juntos (mesmo virtualmente) conseguiremos superar esta fase.
Por fim, não se esqueça: o
distanciamento social, a higienização correta e frequente das mãos e
superfícies e o cuidado especial com os grupos de risco deve ser sempre
lembrado e praticado por todos. Em caso de dúvidas sobre seu estado de saúde,
baixe o aplicativo do SUS, [Android ou iOS] busque mais informações a partir do
seu celular".
Um abraço (virtual!) a todos, obrigado e
fiquem bem.
Fabricio Bloisi, Presidente do iFood.