A partir de sábado, chega a Belém a nova
categoria da Uber no Brasil para o envio de itens e artigos pessoais. O Uber
Flash foi lançado com o objetivo de colaborar com o distanciamento social
durante a pandemia de coronavírus, e ao mesmo tempo possibilitar uma opção
complementar de ganhos para os motoristas parceiros.
Funcionando em outras cidades
brasileiras desde maio, o Uber Flash será uma opção rápida e eficaz para o
envio de presentes de Dia dos Pais para as famílias que não estiverem juntas
para celebrar a data especial. Segundo pesquisa com usuários da nova categoria,
os itens mais enviados pelo Uber Flash são presentes, flores, comida,
documentos, roupas e chaves.
No Uber Flash, usuários podem solicitar
a motoristas parceiros viagens para o transporte de objetos como pacotes,
presentes, documentos e outros artigos pessoais, de porte médio ou pequeno, que
possam ser acomodados com segurança no porta-malas do veículo. Para minimizar o
contato físico, a recomendação é usar o chat do aplicativo para conversar com o
motorista parceiro e fornecer mais orientações para o envio, se necessário.
Não é permitido enviar itens de valor ou
cujo transporte seja proibido por lei ou pelas regras da categoria. Antes de
cada solicitação, as regras do Uber Flash serão exibidas no aplicativo para que
o usuário possa verificar e concordar antes de seguir com o pedido.
COMO FUNCIONA?
O Uber Flash funciona como o UberX, mas
ao invés de solicitar uma viagem para o seu deslocamento, você solicitará para
enviar um item:
• Abra o aplicativo da Uber e digite o
ponto/endereço de retirada e de entrega do item que você deseja enviar.
• Selecione a opção Uber Flash, reveja
as regras, e confirme o envio.
• Esteja com o item pronto para entregar
ao motorista parceiro e informe, via chat do aplicativo, o nome do destinatário
e as orientações para a entrega. Quando o motorista parceiro chegar, você deve
entregar o item a ele.
• Compartilhe a viagem com o
destinatário que irá receber o item para que ele possa seguir os detalhes do
envio em tempo real.
Enquanto continuamos a orientar que
nossos usuários sigam as recomendações das autoridades de saúde pública para
ajudar a reduzir a disseminação do vírus, buscamos constantemente auxiliar os
motoristas parceiros caso queiram encontrar uma possibilidade adicional de
geração de renda.
Em abril, lançamos o Uber Direct ,
serviço dentro da plataforma do Uber para Empresas que oferece a negócios de
qualquer tamanho uma solução para solicitar viagens para enviar seus produtos
aos clientes. Os produtos continuarão em processo de desenvolvimento, com
atualizações à medida que nossas equipes descobrirem novos recursos para
atender de maneira mais eficiente e sustentável às necessidades de empresas,
motoristas, entregadores e consumidores.
A segurança e o bem-estar continuam
sendo nossa prioridade. Recentemente a Uber implantou ferramentas para usuários
e motoristas confirmarem se adotaram as medidas de higiene antes de iniciar uma
viagem, inclusive com o reconhecimento facial do uso de máscaras pelos
parceiros, que passou a ser obrigatório em todas as viagens.
Desde o começo da pandemia, a Uber
mantém um fundo de R$ 25 milhões para apoiar motoristas e entregadores
parceiros. A maior parte é dedicada a oferecer uma ajuda financeira aos
parceiros que precisam parar de trabalhar por recomendação médica. O fundo
também está financiando o reembolso por gastos com álcool em gel e com
máscaras.
Inauguramos em diferentes cidades
brasileiras os Centros de Higienização, voltados a motoristas e entregadores
parceiros da Uber. O centro permite que em um único local os parceiros façam
limpeza dos veículos e das mochilas de entrega com nanotecnologia usada em
hospitais, retirem kits com itens de proteção e higiene (máscara, luvas e
desinfetante) e instalem divisórias para proteção adicional nos carros.