Religar o fornecimento de energia de
maneira irregular, além de ser crime, pode colocar em risco a vida de quem o
realiza. Esse tipo de atividade ainda
danifica a rede de energia, prejudicando os consumidores do entorno, que podem
ficar sem o serviço nas residências e pontos comerciais.
O risco de choque elétrico existe em
função da incapacidade técnica na realização do procedimento. Ainda há o perigo
de trocar as fases da instalação e energizar partes que não deveriam ser
energizadas, provocando queima de equipamentos, incêndios, funcionamento
comprometido do disjuntor de proteção e outros problemas. Pode acontecer também
o desgaste prematuro dos cabos, por conta de conexões realizadas de maneira
indevida aumentando o risco de ruptura do cabo de energia.
Conforme a Resolução n° 414/2010 da
Agência, a religação da unidade consumidora à revelia, motiva a imediata
suspensão do fornecimento, a possibilidade do custo administrativo de inspeção,
o faturamento de eventuais valores registrados, além de outras cobranças
previstas na resolução.
PRAZOS DE RELIGAÇÃO - Quando o
fornecimento de energia é suspenso por falta de pagamento das faturas, a
própria distribuidora é a responsável por fazer a religação dentro dos prazos
regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):
- 4h para religação de urgência em área
urbana (em 14 municípios do Pará);
- 24h para religação comum em áreas
urbanas;
- 48h para religação em áreas rurais.
A religação de energia pode ser
solicitada pela Central de Atendimento 0800 091 0196, pela Clara no WhatsApp
(91) 3217-8200 ou nas agências presenciais.
De acordo com o gerente de
relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, Anderson Torres, é muito
importante que os consumidores fiquem atentos aos prazos de pagamento e de
corte para evitarem a suspensão do fornecimento. “A distribuidora envia os
reavisos de vencimento, que podem ser entregues em um documento avulso ou vir
constando na fatura de energia do mês seguinte. Além disso, oferecemos diversos
canais de atendimento para que o cliente possa negociar os débitos em atraso e evitar
ter o fornecimento suspenso”, explica.
De acordo com a legislação do setor
elétrico, após 15 dias da entrega do reaviso a distribuidora de energia pode
fazer a suspensão do fornecimento caso não seja feita a quitação do débito.
FACILIDADES DE NEGOCIAÇÃO - A Equatorial
Energia Pará oferece diversas condições especiais para que os clientes fiquem
em dia. A distribuidora disponibiliza em
seu site, o
www.equatorialenergia.com.br, a possibilidade de o cliente fazer a negociação
de débito a partir de três faturas em atraso. O pagamento pode ser feito de
forma parcelada no cartão de crédito.
A empresa oferece também o serviço de
negociação em suas agências de atendimento e nas ações itinerantes que realiza
nas comunidades em todo o Estado. Tudo é realizado de acordo com o perfil dos
clientes e buscando sempre flexibilidade.