Com iniciativas sustentáveis o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), vem estimulando a preservação do meio ambiente, e gerando economia de recursos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto “Reuse”, implantado pelo HRSP em 2020, está entre as ações de sustentabilidade que reaproveita a água dos aparelhos de ar-condicionado na desinfecção e sanitização de áreas comuns do hospital. Apenas no ano passado, o projeto trouxe uma economia de R$ 4 mil reais para a unidade com o reaproveitamento de 900 mil litros de água.
De acordo com Valdemir Girato, diretor
Hospitalar do HRSP, além dos projetos de sustentabilidade o hospital também
promove atividades que contribuem para a promoção do uso consciente de recursos
da natureza, incentivando ainda o descarte correto dos resíduos produzidos.
"A saúde no Regional do Sudeste do Pará é planejada há muitos anos de maneira sustentável, com objetivo de contribuir para o bem-estar de toda a sociedade. Nossas campanhas de uso consciente de papel e água, por exemplo, tem gerando economia financeira significativa, otimizando recursos”, destaca o diretor Hospitalar.
Em 2020, com o projeto "Mais Verde Menos Branco", o HRSP conseguiu economizar R$ 5 mil reais e evitar o desperdício do papel utilizado na unidade.
De acordo com Izailson Alves, gerente de Apoio, os projetos desenvolvidos no hospital são reconhecidos pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis(HVS), que valoriza iniciativas que contribuam para a saúde do planeta.
A (HVS) é uma comunidade de organizações
de saúde dedicadas a promover a saúde pública e ambiental, sendo uma iniciativa
da organização internacional Saúde Sem Dano, representada no Brasil pelo
Projeto Hospitais Saudáveis.
*Hospital Verde*
Por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020), o HRSP recebeu da organização Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis os títulos de menção honrosa por boas práticas sustentáveis, que vem contribuindo para garantir o bem-estar das gerações futuras.
Dentre as ações reconhecidas, estão as
medidas para redução de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa.
A unidade utiliza o gás ecológico (R410A), que não possui CFCs
(clorofluorcarbonos), substâncias prejudiciais à saúde e ao ecossistema.
