Dia de Combate ao Extermínio da Juventude na Periferia lembra os sete anos da chacina de Belém

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH), promove na sexta-feira, 5, em parceria com o Instituto Mega kamaradas e outras entidades da sociedade civil, o Dia de Combate ao Extermínio da Juventude na Periferia, evento em alusão ao sete anos da chacina de Belém. 

A atividade será realizada no campinho da rua da Olaria, no bairro do Tapanã, a partir das 9h, e contará com celebração ecumênica, apresentação de rap e brincadeiras para as crianças. A ação integra a programação da Prefeitura de Belém do Novembro da Consciência Negra e vai lembrar a chacina de 10 jovens, no ano de 2014, assassinados entre dos dias 4 e 5 de novembro, por grupos de extermínios. Um dos parceiros da prefeitura no evento é o Instituto Mega kamaradas, criado por Suzana Amaral, mãe de um jovem vítima da chacina.

 Ações - A SecDH vem trabalhando, primeiramente, no debate público, onde confirma a defesa da vida e dos direitos humanos. A Secretaria tem atuado também no acolhimento às vitimas da violência urbana, com atendimentos específicos. No mês de outubro foi criado a Escola de Cidadania, programa municipal de formação sobre Direitos Humanos, por meio do qual a Prefeitura de Belém, em parceria com entidades, vai executar programas na comunidade. Ele será estruturado com cursos profissionalizantes e arte cultura, oferecendo diversas atividades e possibilidade à juventude.