Na tarde desta sexta-feira, 5, uma megaoperação será lançada pela Prefeitura de Belém na Feira do Açaí, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém. Ela faz parte do projeto de reorganização deste Complexo e sofre grande processo de deterioração, com prédios históricos abandonados, a presença de pessoas em situação de rua e desorganização da atividade comercial na área.
A ação é integrada e envolve sete órgãos da gestão municipal, e inicia às 14h. Segundo a Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), o objetivo da iniciativa é revitalizar e reorganizar o espaço, para que todos os moradores de Belém e também quem trabalha pela área possam frequentá-lo com segurança. Além de melhorar a comercialização e o fluxo de pessoas que transitam pela área.
Para isso, nesta sexta, já começa uma
limpeza do lugar e haverá atrações musicais. A partir dessa ação, um Grupo de
Trabalho já constituído vai tratar do restauro e ordenamento, para que a Feira
do Açaí possa atrair inclusive investimentos privados, porque há empreendedores
interessados em montar restaurantes no entorno.
A Secretaria Municipal de Economia (Secon) estará na Feira do Açaí com ações de ordenamento dos permissionários, que atuam na venda do açaí e nos demais setores da feira como hortigranjeiro, alimentação, mercadoria, farinha e lanche.
Ainda como parte do projeto de
revitalização da Feira do Açaí do Complexo do Ver-o-Peso, a Secon vai realizar
o recadastramento dos permissionários que atuam nos boxes e no setor de
hortifrúti.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)
também faz parte da ação, por meio do Consultório de Rua. Ele é um programa
desenvolvido pela Sesma e leva atendimento da Atenção Primária de Saúde às
pessoas que vivem em situação de rua ou vulnerabilidade social em Belém.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) também faz parte da ação integrada de revitalização da Feira do Açaí. O órgão atuará realizando a segurança do espaço. Além disso, um patrulhamento diferenciado pela GMB será adotado, a partir desta sexta, com o lançamento da “Ronda Preventiva no Centro Histórico”.
A “Ronda Preventiva no Centro Histórico” vai atender 21 pontos como praças, complexos, palácios, igrejas entre outros. Ela ocorrerá diariamente, em horários considerados estratégicos e serão realizados com a utilização de viaturas e motocicletas.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a
Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) também fazem parte da
iniciativa.