Minicurso desvenda a origem das sereias na Amazônia



Com o intuito de debater a relação das sereias com o folclore local, a Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA realizará um minicurso como parte do Projeto Littera: literaturas germânica e brasileira – minicursos para a Casa de Estudos Germânicos. O tema do minicurso será “De Loreley a Iara: os cantos das sereias nas literaturas de Brentano e Alencar”, que será realizado nesta quarta-feira, 17 de agosto, no horário das 14h às 18h, na Sala de Vídeo da CEG. “Ao longo da história da humanidade, as sereias são caracterizadas como metade mulher e metade peixe. A representação de tais figuras, atrelada ao elemento água, pode ser vista em diversas versões, como as que serão apresentadas no evento. Na literatura alemã, a figura da Loreley; e na literatura brasileira, a da Iara”, explica a professora Adriane Oliveira, uma das palestrantes do minicurso.

Loreley e mãe d’água – Na obra de Clemens Brentano, Lore Lay (Loreley) é caracterizada como uma espécie de “bruxa” da pequena cidade de Bacharach, pois encanta todos os homens com sua beleza, levando-os à morte com seu feitiço. Já na Literatura nacional, José de Alencar escreveu um capítulo sobre a mãe d’água (como as sereias são conhecidas). No romance, um homem é supostamente atraído pela sereia e teria se atirado nas águas, morrendo afogado.

Segundo Adriane Oliveira, o objetivo do evento é discutir a origem desses seres populares e a chegada deles na Região Amazônica. “A importância da realização desse minicurso consiste em desvendar a misteriosa figura das sereias, discutir acerca de sua origem na Europa e como se deu a sua chegada até o Brasil.” Ela destacou que o evento é destinado a alunos e professores da área da Literatura e também aos demais interessados na temática.

Inscrições – As inscrições para o minicurso são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria da CEG somente até a véspera do evento. O número de vagas disponíveis é de 20. Para mais informações, ligue para os fones (91) 3201-7795 e (91) 3201-7658, ou envie e-mail para ceg@ufpa.br.

Projeto – O Littera funciona desde maio de 2013 e é coordenado pela professora Patrícia Cezar. Surgiu com a proposta de abrir um espaço para a discussão da literatura na Casa de Estudos Germânicos, tanto da literatura nacional quanto da Alemanha. A periodicidade dos minicursos é bimestral e com temática livre e definida pelos colaboradores do projeto.

• Serviço:
Minicurso “De Loreley a Iara: os cantos das sereias nas literaturas de Brentano e Alencar”
Data: 17 de agosto
Horário: entre 14h e 18h
Local: na Sala de Vídeo da Casa de Estudos Germânicos (CEG), Pavilhão Gp (altos) do Campus Profissional, no bairro do Guamá.
Inscrições gratuitas na Secretária da CEG até a véspera do evento.
Informações:  (91) 3201-7795 e (91) 3201-7658. E-mail para ceg@ufpa.br.

*Colaboração Ascom/UFPA