Ufopa pesquisa o uso de biotecnologias reprodutivas na pecuária bovina do Oeste do Pará


Pesquisar e incentivar o uso de biotecnologias reprodutivas na pecuária bovina do Oeste do Pará. Este é o objetivo principal do Grupo de Sanidade e Reprodução Animal, que reúne professores do curso de Zootecnia da Ufopa. Artigo publicado em janeiro deste ano na revista européia Reproduction in Domestic Animals, que apresenta dados sobre inseminação de vacas Nelore na Amazônia, dá uma mostra do trabalho que vem sendo realizado pelo grupo nessa área.

"Aliada a outras tecnologias de manejo de pastagens e de suplementação animal, a utilização de biotecnologias reprodutivas tem sido apontada como um dos caminhos para se conseguir a sustentabilidade da pecuária na Amazônia, com a verticalização da produção", explica o professor Kedson Alessandri Lobo Neves, doutor em Reprodução Animal.

Intitulado “Effect of body condition score and reuse of progesterone-releasing intravaginal devices on conception rate following timed artificial insemination in Nelore cows”, o artigo mostra os resultados de estudo que investigou a eficiência da inseminação artificial em tempo fixo, através da utilização de dispositivo intravaginal liberador de progesterona em vacas da raça Nelore no sul do Pará.

De fator de impacto 1,4, a Reproduction in Domestic Animals é uma publicação oficial da European Society for Domestic Animal Reproduction (ESDAR), em parceria com a European Veterinary Society of Small Animal Reproduction (EVSSAR) e a Spanish Society of Animal Reproduction. “É uma revista europeia, reconhecida internacionalmente, com fator de impacto bom, o que é importante para divulgar o nome da universidade e dos pesquisadores”, afirma Kedson Neves.

O artigo foi escrito pelo doutorando Luciano Leite Pereira, aluno do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa, em coautoria com os professores A. P. Ferreira, Willian Vale, Kedson Neves, Adriana Morini e Antonio Humberto Hamad Minervino, que coordena o Laboratório de Sanidade Animal (Larsana) da Ufopa. Também assinam o artigo o professor Bruno Monteiro, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e a aluna de pós-graduação Laila Serique.

Confira aqui o artigo (em PDF) no site de Reproduction in Domestic Animals:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/rda.13150.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa