Sábado de Ópera - Coletiva apresenta programação do Festival em Belém

Cartaz da ópera "Turandot", de Giacomo Puccini


A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira, dia 2 de agosto, às 11 horas, para apresentar a programação do XV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que este ano será entre os dias 6 de agosto e 1º de outubro. Este ano, todas as apresentações serão no Da Paz. Participam da coletiva o secretário de Cultura, Paulo Chaves; o diretor artístico do Festival, Gilberto Chaves; a diretora do Theatro da Paz, Cláudia Moraes; a soprano Adriane Queiroz e o maestro Miguel Campos Neto. O Festival se inicia com Concerto de Abertura, no sábado, dia 6, às 20h, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) regida pelo maestro Miguel Campos Neto e a soprano paraense Adriane Queiroz, residente em Berlim. Na ocasião, serão lembrados os 120 anos da morte do compositor Carlos Gomes, com a segunda parte do programa dedicada à sua obra.

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, às 20h será apresentada a Cantata “Los Pájaros Perdidos – O Tempo no Tango”, baseada na obra de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, com 11 bailarinos paraenses e 4 de São Paulo - especialistas em tango - e do coreógrafo brasileiro Luis Arrieta, além da cantora mexicana Eugenia León, do tenor brasileiro Fernando Portari e do bandoneonista argentino, Martín Mirol, acompanhados pelos  músicos da Orquestra Jovem Vale Música, conduzidos por Miguel Campos Neto, com direção cênica de Caetano Vilela, premiado regisseur que já dirigiu outras produções do Festival.

No mês de setembro, nos dias 21, 23, 25 e 27, às 20h, será apresentada Turandot, de G. Puccini. No elenco, estão Eliane Coelho, maior soprano brasileira, e outros cinco solistas do Teatro Municipal de São Paulo, oito cantores paraenses, a OSTP, dirigida por Miguel Campos Neto e o Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz, preparado pelo maestro Vanildo Monteiro. No dia 1º de outubro, às 20h, o Concerto de Encerramento será dentro do teatro e não ao ar livre. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente aos interessados, mantendo-se assim a tradição da livre participação popular.