Sarau Literário faz homenagem a Amarílis Tupiassú

Sarau Literário faz homenagem a escritora Amarílis Tupiassú - Foto Secult

A programação anual da Feira Pan-Amazônica do Livro apresenta nesta quarta-feira, dia 17, o Sarau Literário da XX Feira Pan-Amazônica do Livro, em homenagem a escritora paraense Amarílis Tupiassú. O evento será às 19h, no Teatro da Estação Gasômetro e terá como tema “Amarílis Tupiassú, uma leitora inquieta”, com apresentação da locutora Betty Dopazo, com palestra da professora doutora Lília Silvestre Chaves e intervenções artísticas de Lilian Tícia e Joana Chagas da Companhia do Sarau.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a escritora Amarílis de Tupiassú atua intensamente em atividades relacionadas à área das letras, como produção de artigos, ensaios, publicações em periódicos acadêmicos, jornais e revistas em geral. Seu mais recente livro “Escritores da Amazônia e de outros nortes” foi lançado durante a XX Feira Pan-Amazônica do Livro, justamente na edição que prestou homenagem à autora.

Editado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a obra possui 332 páginas, como projeto gráfico e capa de Paulo Maurício, fotos de capa e orelha de Elza Lima e reúne artigos escritos por Amarílis sobre o trabalho de vários escritores. “São 28 ensaios, sobre obras de autores amazônicos, nacionais e internacionais, como Inglês de Souza; Eneida de Moraes; Ariano Suassuna; Milton Hatoum, Fernando Pessoa, Miguel de Cervantes, entre outros. Trata-se de uma revisitação nas publicações destes autores”, explicou a escritora.

A professora Lília Chaves, que assina a apresentação da obra, afirma que é sempre importante prestar homenagem e levar ao conhecimento de todos um trabalho como o da escritora que, segundo ela, tem um olhar apurado de uma leitora voraz. “E como é inquieta a leitora Amarílis Tupiassú! Não apenas a leitora, eu diria, mas a escritora, a crítica, a conferencista, a professora, a mulher Amarílis, inquieta e buliçosa como ela mesma qualifica o poeta Bruno de Menezes em um dos artigos do livro”, escreveu.
O sarau vai começar com a professora Lília Chaves falando sobre o trabalho da escritora. Os principais pontos terão intervenções artísticas especialmente preparadas para o sarau. Ao final, o público também vai poder se manifestar por meio de perguntas.

Serviço:

Sarau Literário da XX Feira Pan-Amazônica do Livro, em homenagem a escritora Amarílis Tupiassú. Dia 17/08, às 19h, no Teatro da Estação Gasômetro, que fica na Avenida Governador Magalhães Barata, 830. A entrada é franca.