Almirante Barroso ganha novo trecho de pista do BRT

Terá início nesta quarta-feira, 12, a construção da pista do BRT que vai contornar a Praça da Leitura, em São Brás, dando continuidade à canaleta da Avenida Almirante Barroso. Devido à obra, o ponto de ônibus da Praça da Leitura, atrás do Memorial Magalhães Barata, que atualmente fica localizado no canteiro central, será deslocado para a lateral direita, no sentido da Almirante Barroso. A partir das 8h a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também iniciará a interdição da pista 1 da Praça da Leitura, entre Av. Almirante Barroso e Governador José Malcher, portanto ônibus e demais veículos deverão circular na faixa 2 da via durante o período das obras. A sinalização começará a ser implantada no local ainda nesta terça-feira, 11. A Semob reforça que as linhas de ônibus não sofrerão qualquer alteração.

De acordo com diretor de Obras da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a pista de concreto é necessária para permitir que os ônibus do BRT completem seu percurso, em São Brás, para retornar à Almirante Barroso e seguirem o caminho de volta ao Terminal Mangueirão. O novo trecho de canaleta seguirá da Almirante Barroso, pela José Malcher e contornará a Praça da Leitura até retornar para a Almirante. Dessa forma será possível, também, que os ônibus parem nas estações da José Malcher e na estação que fica em frente ao Terminal Rodoviário.  

“A construção da pista de concreto será em etapas. Nesta semana, começa o trecho ao lado da Praça, e assim a obra vai seguir até completar o percurso que o ônibus do BRT precisa fazer no retorno em São Brás. Na frente de cada estação em São Brás também já estão em execução os trechos do pavimento de concreto”, explica o diretor.

A Estação José Malcher está com 50% de obra realizada e tem previsão de ficar pronta até o fim de outubro. Já a Estação Almirante Barroso, em frente ao Terminal, fica pronta até o final de novembro. Ela será a maior de todas, com uma extensão de cerca de 150 metros e área de 750 metros quadrados.  Junto dela, funcionará, de forma conjugada, um ponto de embarque e desembarque das linhas de ônibus alimentadoras do sistema BRT.