UNAMA abre a exposição

  

Abre no próximo dia 1o de junho, quarta-feira, às 19ha exposição “Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos – vol. 1” na Galeria Graça Landeira, recém  reformada como espaço expositivo do Museu de Arte da Unama. A mostra inaugura parceria inédita entre os acervos de arte do Museu da Universidade da Amazônia e Museu da Universidade do Pará e representa uma etapa da pesquisa do grupo “Arte, Imagem e Cultura” coordenado pelos professores Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho no Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura.

O projeto marca a retomada do Museu de Arte da UNAMAque após reconfiguração em sua estrutura funcional e o período da crise pandêmica reinicia suas atividades regulares. A mostra apresenta uma articulação entre UNAMA e UFPA, com o propósito de promover um diálogo em torno dos seus acervos de arte contemporânea brasileira.Ambas instituições de ensino somaram esforços e apoio à pesquisa em seus respectivos acervos artísticos por meio de suas gestoras, as professoras Betânia Fidalgo (Reitora da UNAMA) e Jussara Derenji (Diretora do Museu da UFPA) para uma integração mais plena entre Pós Graduação e Graduação em torno da produção e reflexão no campo das Artes Visuais.

“Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos– vol. 1”problematiza os limites entre o moderno e o contemporâneo no âmbito das discussões sobre a arte brasileira,promovendo maior reconhecimento e visibilidade desses acervos constituídos na Amazônia quecontém extratos representativos da produção artística contemporânea no país. Além da coordenação de Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho, a equipe curatorial é composta por Vera Pimentel, Susanne Pinheiro, Carolina Venturini, Yasmin Gomes e Luiz Fernando Veiga, pós-graduandos, pesquisadores e egressos da UNAMA. Serão exibidos trabalhos de 58 artistas, dentre os quais 21 do acervo do Museu da UFPA e 37 do Museu da UNAMA. São pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, objetos, esculturas e instalações que reforçam o diálogo entre materialidades e gerações distintas, privilegiandoa figura humana em suas mais diversas representações.

Integram a mostra um expressivo time de mulheres artistasque representam diferentes gerações e regiões do Brasil. Do acervo da UNAMA, estão Rosângela Brito, Camila Soato, Paula Sampaio e Vânia Mignone entre outras. Do Museu da UFPA, Dina Oliveira, Roberta Carvalho, Jorane Castro e Carmem Souza são algumas das mulheres representadas na exposição. A mostra reúne também obras deLuiz Braga, Sidney Amaral, NailanaThielly, Ulysses Bôscolo, Duda Santana, Emanuel Franco, Alexandre Sequeira, Francisco Maringelli, Jaime Bibas entre outros e outras artistas que fazem parte da coleção de ambos museus.

Expediente“Contemporâneos Modernos, Modernos Contemporâneos – vol. 1”

Museu de Arte da UNAMA – Galeria Graça Landeira. Av. Alcindo Cacela

Abertura: 1o de junho, quarta-feira, às19h. Visitação de segunda a sexta de 14h às 18h.