Lancha rápida vai agilizar transporte entre Belém e Cachoeira do Arari





Com dois horários programados, a viagem tem duração média de duas horas e meia.Foto: Ascom/ Arcon

Começou a operar, na manhã desta sexta-feira, 7, a lancha rápida que faz a viagem entre os municípios de Cachoeira do Arari, no Marajó, e Belém. Com dois horários programados (com saída de Cachoeira do Arari às 6h e chegada às 8h30 em Belém; saindo da capital às 13h e chegando ao município marajoara às 15h30), a viagem tem duração média de duas horas e meia. A lancha rápida tem capacidade para 59 passageiros, possui ambiente climatizado, poltronas reclináveis, TV digital e DVD. Nas primeiras semanas de operação da embarcação da SN Navegação o preço será promocional, R$ 40,00, de domingo a domingo.

A lancha tipo voadeira com casco de alumínio passou por todas as adaptações exigidas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) para navegar em área com influência de maré, garantindo mais estabilidade e resistência à embarcação.

Segundo Gilson Ferreira, sócio da SN Navegação, o objetivo é encurtar o tempo de viagem e facilitar a vida dos passageiros. “A estrutura do terminal Hidroviário de Belém permite que as pessoas possam desembarcar com segurança, além de ser um local mais acolhedor e próximo do centro da cidade”, avalia.

Para Solange da Rocha, também da SN Navegação, a nova linha garante comodidade e segurança aos moradores de Cachoeira do Arari, uma vez que as lanchas que fazem o trajeto não são regularizadas e podem trazer riscos aos passageiros.

Antes da lancha, a viagem entre Cachoeira do Arari e Belém era feita em dois trechos: até o porto de Camará, em Salvaterra, por via terrestre, depois até os portos de Belém, por via fluvial.

“A diretoria da Arcon-PA se sente feliz em poder dar mais esse espaço à população do Marajó, no sentido de oferecer caminhos para o desenvolvimento mais efetivo e sustentável. A inauguração consolida mais uma página do processo de valorização do Marajó, com os moradores ganhando autonomia no contato com Belém, podendo ir e vir no mesmo dia, sem depender de Camará”, celebra o diretor de controle financeiro e tarifário da Arcon-PA, José Croelhas.

Lanchas rápidas no Pará - Em novembro de 2015 foi inaugurada a viagem da linha Belém-Soure, com saída do Terminal Hidroviário de Belém. A lancha rápida faz a viagem de ida para Soure em duas horas, e de volta a Belém em uma hora e 55 minutos, por R$ 48.