TRT 8 promove campanha contra o Trabalho Infantil

Campanha ganha as ruas de Belém -  Foto Ascom TRT8

Pelo segundo ano consecutivo, a Campanha do TRT8 sobre a importância de oportunidade plena de desenvolvimento de crianças e jovens, com erradicação do trabalho infantil e incentivo ao aprendizado esteve presente desde o início das festividades do Círio, ocorrida na última sexta-feira, com a romaria rodoviária. Seguindo na parceria com a Diretoria da Festa e diversas instituições, neste ano, o destaque foi a conexão da campanha com o Ano Santo da Misericórdia, quando conclamou-se toda a sociedade a estender as mãos aos jovens que necessitam de uma oportunidade digna de desenvolvimento, com distribuição de ventarolas que levavam em seu verso as "Dez Razões para se contratar um jovem aprendiz".

Alinhando a campanha com as programações do ano da misericórdia, várias atividades foram desenvolvidas durante as procissões, com apoio de instituições e voluntários que aderiram às ações, especialmente os universitários que integram o projeto Acadêmico Padrinho Cidadão. Foram três dias de intensa Campanha de combate ao trabalho infantil e de estímulo à aprendizagem, coordenados pelas gestoras da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Apoio à Aprendizagem, do TRT da 8ª Região, Desembargadora Maria Zuíla Dutra e Juíza do Trabalho Vanilza Malcher, Titular da 5ª VT de Belém. A Campanha do TRT8, em parceria com a Diretoria da Festa e diversas instituições, busca o maior envolvimento da sociedade na erradicação do trabalho infantil e no apoio ao aprendizado e pleno desenvolvimento de crianças e jovens.

A Agenda da Campanha - Participe das ações programadas!

A Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Apoio ao Aprendizado, do TRT da 8ª Região, atuará no decorrer da semana ainda com sua campanha de incentivo à aprendizagem, dando continuidade ao trabalho que tem feito em parceria com a Diretoria da Festa do Círio e outras instituições, como AMATRA8, que reúne os magistrados trabalhistas da 8ª Região.

• Ciclo-Romaria (15/10/2016 - 9km): Pelo menos 1 mil ciclistas estarão vestindo a camisa da campanha.
• Romaria da Juventude (15/10/2016): Pelo menos três mil jovens estarão vestindo a camisa da campanha, e serão distribuídas 15 mil ventarolas. Haverá uma homenagem à Virgem de Nazaré na Unama-Campus Alcindo Cacela, em parceria com a Comissão do TRT8.
• Círio das Crianças: (16/10/2016): Pelo menos duas mil crianças estarão vestindo a camisa da campanha, e serão distribuídas 10 mil ventarolas, além de dois mil cata-ventos (símbolo da luta contra o trabalho infantil

Sobre a Campanha

A comissão elegeu o ano de 2016 como o “Ano da Aprendizagem”, e vem realizando ações para diminuir os números de violência e de trabalho infantil na região. Além disso, busca adequar a profissionalização do adolescente no Pará, para que ele possa alcançar trabalho e vida dignos. Estão entre as metas da campanha: conscientizar sobre a importância da contratação de adolescentes como jovens aprendizes; reduzir os índices de trabalho infantil; minimizar, através da educação, os problemas que afetam a vida desses jovens; incentivá-los a permanecer na escola e completar os estudos; diminuir a violência através da educação; promover o desenvolvimento pessoal desses jovens, colaborando para a formação profissional deles.

Segundo levantamento do Ministério do Trabalho relativo ao ano de 2015, apenas 29% das empresas do Estado do Pará estão cumprindo a lei de cota de aprendizagem. A expectativa é que esse percentual aumente, com as fiscalizações oficiais e a orientação para as empresas saberem que, com o contrato formal desses jovens, estão contribuindo para o crescimento econômico e social.