Conscientes dos problemas
ambientais da região em que vivem, estudantes da Universidade Federal do Pará
(UFPA) criam jogo educativo enfocando situações vivenciadas no Pará. Nomeado
Sábio, o jogo é resultado de um dos projetos integrados desenvolvidos por
alunos do curso. O jogo foi criado por Beatriz
Veras, Francisco Costa, Levi Pacheco e Ney Cristina Oliveira, liderados por
Verena Ribeiro, todos estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (CeT) da
UFPA/Campus Ananindeua. O Sábio tem por
objetivo conscientizar e despertar o interesse de alunos do Ensino Fundamental
para alguns dos problemas ambientais mais destacados no Pará.
Como surgiu? O jogo é um dos
projetos integrados que os alunos das disciplinas Introdução à Ciência e
Tecnologia, Metodologia Científica e Ciência Ambiental precisam apresentar no
final do primeiro semestre do curso. Esses projetos são desenvolvidos em
grupos, sob a orientação da professora Eliene Lopes.
Os temas enfocados são livres,
dando aos estudantes autonomia de escolha conforme suas aptidões e interesses.
Entre os projetos concluídos ou em andamento, tem-se Dessalinizador solar de
baixo custo para purificação de água salobra e precipitação de sais e Mineração
urbana: tesouros e riscos no reaproveitamento de celulares descartados.
Metodologia- O jogo, que ainda
está na versão Beta, foi criado para o sistema operacional Android e também
está disponível na loja Chrome Web Store; retrata questões ambientais
regionais, divulgadas na mídia e/ou com fácil reconhecimento pelos alunos. De acordo
com a professora Eliene, o jogo aborda o problema do lixo nas feiras livres de
Belém, a contaminação das praias por esgoto e lixo, a poluição do ar na avenida
Almirante Barroso por excesso de veículos e o desmatamento no município de
Paragominas: esse município hoje é detentor do Selo Verde, mostrando que pode
haver alternativas à devastação da floresta.
O Sábio foi inicialmente pensado para ser
usado por alunos do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de
Ananindeua. Atualmente, está sendo testado na escola privada Rainha da Paz,
localizada em Belém, com um grupo de 17 alunos, com idades entre 9 e 11 anos,
sob orientação pedagógica. O Sábio foi apresentado no último dia 10, no I
Encontro de Ciência e Tecnologia do Campus Ananindeua. Em outra etapa do Jogo,
serão abordadas questões relacionadas com a mineração.
O jogo é de acesso livre a
qualquer interessado. E pode ser acessado, por meio do link “Uma aventura
Ecológica”:
https://chrome.google.com/webstore/detail/sabio-uma-aventura-ecolog/bpinichkiljanibcbiilpihljicehkca?utm_source=gmail