O evento é parte do Programa de Integridade do Grupo Alubar |
Pequenas vantagens no cotidiano
podem indicar a base da corrupção no país. De acordo com estudo divulgado pelo
Instituto Data Popular, sete em cada dez brasileiros admitem já ter cometido
atitudes corruptas em situações cotidianas. O famoso “jeitinho brasileiro” como
ficou conhecido o comportamento de quem tira vantagens indevidas em situações
cotidianas no país é apontado por especialistas como um dos motivos do Brasil
ter alcançado o 4º lugar entres os países mais corruptos do mundo.
Comportamentos como estacionar em
local proibido, ficar com o troco dado por engano, furar a fila ou usar para
fim pessoal material do lugar de trabalho são considerados formas antiéticas no
cotidiano. Para combater atitudes como estas em ambientes corporativos empresas
como o Grupo Alubar, sediada em Barcarena, vem consolidando o Programa de
Compliance.
Além do Programa de Compliance
estruturado e lançado para empregados há um ano, a empresa vai realizar no
período de 22 a 29 deste mês, a 2ª Semana de Ética. O objetivo é despertar a
conscientização para o exercício da ética no cotidiano e reforçar o slogan da
empresa “Porque a ética começa em mim”.
“Esse tema procura conscientizar
os participantes de que são as pequenas ações que definem a ética que existe
dentro de cada um e que pequenas mudanças podem beneficiar o ‘todo’ e, com
isso, todos saem ganhando”, afirma André Cruz, da área de Auditoria Interna e
Compliance da Alubar.
A programação vai abordar o tema
da ética de forma simples, direta e instigante. “A segunda semana de ética vem
apresentar o amadurecimento do nosso programa de integridade e clarificar a
cultura da ética no Grupo Alubar, reforçando a importância de que cada
indivíduo seja um fator de mudança na sociedade para que vivamos num ambiente
mais íntegro”, explica o auditor.
Iniciativas como da Alubar ainda
são raras no universo corporativo. De
acordo com o ICTS, consultoria especializada em auditoria interna, apenas 3%
das empresas brasileiras adotam bom conjunto de ações de programa de
compliance. Enquanto isso, o mesmo instituto alerta que 48% das empresas estão
expostas ao risco de corrupção.
Para a Alubar, a implementação do
programa tem resultado na melhoria do clima organizacional e no relacionamento
com fornecedores e clientes. “As
companhias que possuem o programa apresentam um diferencial competitivo em
relação às demais porque é, cada vez mais, exigido nos contratos as boas
práticas de governança”, afirma André Cruz.