Palestra vai abordar a importância do design de embalagem para exportação

 Nesta quarta-feira (23), das 9h ao meio-dia, o núcleo operacional da região metropolitana de Belém do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), situado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, apresenta a palestra "Design de embalagem e o poder da escolha pelo valor". A ação é gratuita e voltada para empresários que tenham interesse em exportar produtos. As inscrições podem ser feitas no link ou pelo telefone (91) 3321-8900.

A palestra vai mostrar a diferença entre valor e custo, apresentando o papel da embalagem na cadeia de marketing de um negócio e métodos para definição de posicionamento, baseados em estratégias de mercado e competitividade, com foco em definição da imagem por meio da identidade. Durante a programação será sorteada uma mentoria de três horas, com data a definir, com foco no aperfeiçoamento da comunicação dos produtos.

A palestra será ministrada por Bernardo Magalhães, sócio-diretor da Libra Design, empresa paraense cadastrada como prestadora de solução do Design Export, programa que apoia empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções inovadoras e de bom design voltadas à exportação. Trata-se de um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com coordenação do Centro Brasil Design.

“Durante os nossos atendimentos, identificamos que muitas empresas tinham necessidades relacionadas à área de marketing, especialmente no que diz respeito à embalagem. A partir daí, em parceria com a Libra Design, criamos esta programação. Outras palestras estão programadas para os próximos meses, com o objetivo de qualificar as empresas da região metropolitana para a exportação", informa a monitora do Peiex em Belém, Giselle Amaral.

O Programa de Qualificação para Exportação é um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil. Gerenciado pela Apex-Brasil, tem o objetivo de estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em comércio exterior.

As ações do Peiex desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados. Em Belém, a operacionalização do programa é feita pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pelas universidades federais do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Amazônia. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet). O PCT Guamá abriga iniciativas como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônica (Ceamazon) e o Espaço Inovação, prédio que reúne laboratórios de ponta e empresas de base tecnológica.


Serviço: Palestra “Design de embalagem e o poder da escolha pelo valor”. Quarta (23), das 9h ao meio-dia, no auditório do Espaço Inovação, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (Avenida Perimetral, km 1, s/n, ao lado do campus III da UFPA). Inscrições gratuitas no link ou por telefone (91) 3321-8900.