Modelo da Inglaterra vai aprimorar Programa Jovem de Futuro em escolas paraenses

Representantes do Instituto Unibanco e de secretarias estaduais de Educação parceiras do Programa Jovem de Futuro (PJF) estão conhecendo em Londres o modelo de gestão escolar adotado pela Inglaterra, que é referência mundial. A secretária de Educação do Pará, Ana Claudia Hage, integra a delegação, junto com a coordenadora local do PJF, Michely Alves. A missão internacional, promovida pelo Instituto Unibanco, prossegue até este sábado (10).

“Estamos conhecendo mais de perto o trabalho realizado na Inglaterra para aprimorarmos as atividades do programa local, que hoje está em 45 escolas do Pará e deve, em 2017, estar em 142, pois a estratégia do PJF tem repercutido de forma muito positiva na gestão das escolas públicas do Estado, onde o estudante é o protagonista nas ações que proporcionam melhorias nas escolas”, informou Ana Claudia Hage.

O PJF no Pará é uma tecnologia educacional desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco, e validada pelo Ministério da Educação, voltada ao aprimoramento contínuo da gestão escolar, em busca de resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas no Ensino Médio. O programa já foi implementado em escolas de Belém e Ananindeua (na Região Metropolitana), em Santarém (no oeste) e Marabá (no sudeste paraense). No plano de expansão está incluído o município de Altamira, também na região oeste.

A delegação brasileira está visitando escolas de Ensino Médio em Londres, entre as quais uma instituição classificada como Academy - grupo de escolas com maior autonomia para reverter quadros de baixo desempenho, que conta com infraestrutura renovada, inclusive um novo nome.

Modelo - Os gestores vêm conhecendo três dimensões específicas do modelo de gestão escolar na Inglaterra: a inspeção escolar, competências e requisitos para o exercício do cargo de direção e como funcionam as experiências da rede de escolas no País. Eles também participarão de workshops, ministrados por técnicos do Ofsted (Office for Standards in Education), uma equipe de inspetoria das escolas criada em 1992, responsável por zelar pelo padrão de qualidade da educação inglesa.

Complementam a programação palestras sobre competências e requisitos para o cargo de diretor de escola, ministrada por um representante do National College for Teaching and Leadership, e sobre a rede de escolas, proferida por um representante do Ministério da Educação. Por último, haverá uma roda de conversa com líderes da rede de escolas e diretores.

Sugestões - Após o retorno ao Brasil, as delegações vão elaborar relatórios com sugestões para melhorar a gestão escolar, com base na experiência da Inglaterra. As sugestões serão apresentadas em workshops organizados pelo Instituto Unibanco, no primeiro semestre de 2017, com a participação de secretários de Educação de todos os estados parceiros do Programa Jovem de Futuro e integrantes de suas equipes.

Pacto pela Educação - Representantes da Seduc também participaram recentemente do Diálogo Regional de Política, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


A secretária Ana Claudia Hage apresentou em Nova Iorque (EUA) as diretrizes do Pacto pela Educação, e detalhou como funciona no Pará o trabalho na educação realizado em parceria pelos setores público e privado. “No evento, se construiu pontes entre público e privado para promover a qualidade da educação na América Latina”, disse a secretária.