Representantes do Instituto Unibanco e
de secretarias estaduais de Educação parceiras do Programa Jovem de Futuro
(PJF) estão conhecendo em Londres o modelo de gestão escolar adotado pela
Inglaterra, que é referência mundial. A secretária de Educação do Pará, Ana
Claudia Hage, integra a delegação, junto com a coordenadora local do PJF,
Michely Alves. A missão internacional, promovida pelo Instituto Unibanco,
prossegue até este sábado (10).
“Estamos conhecendo mais de perto o
trabalho realizado na Inglaterra para aprimorarmos as atividades do programa
local, que hoje está em 45 escolas do Pará e deve, em 2017, estar em 142, pois
a estratégia do PJF tem repercutido de forma muito positiva na gestão das
escolas públicas do Estado, onde o estudante é o protagonista nas ações que
proporcionam melhorias nas escolas”, informou Ana Claudia Hage.
O PJF no Pará é uma tecnologia
educacional desenvolvida e testada pelo Instituto Unibanco, e validada pelo
Ministério da Educação, voltada ao aprimoramento contínuo da gestão escolar, em
busca de resultados de aprendizagem dos estudantes de escolas públicas no
Ensino Médio. O programa já foi implementado em escolas de Belém e Ananindeua
(na Região Metropolitana), em Santarém (no oeste) e Marabá (no sudeste
paraense). No plano de expansão está incluído o município de Altamira, também
na região oeste.
A delegação brasileira está visitando
escolas de Ensino Médio em Londres, entre as quais uma instituição classificada
como Academy - grupo de escolas com maior autonomia para reverter quadros de
baixo desempenho, que conta com infraestrutura renovada, inclusive um novo
nome.
Modelo - Os gestores vêm conhecendo três
dimensões específicas do modelo de gestão escolar na Inglaterra: a inspeção
escolar, competências e requisitos para o exercício do cargo de direção e como
funcionam as experiências da rede de escolas no País. Eles também participarão
de workshops, ministrados por técnicos do Ofsted (Office for Standards in
Education), uma equipe de inspetoria das escolas criada em 1992, responsável
por zelar pelo padrão de qualidade da educação inglesa.
Complementam a programação palestras
sobre competências e requisitos para o cargo de diretor de escola, ministrada
por um representante do National College for Teaching and Leadership, e sobre a
rede de escolas, proferida por um representante do Ministério da Educação. Por
último, haverá uma roda de conversa com líderes da rede de escolas e diretores.
Sugestões - Após o retorno ao Brasil, as
delegações vão elaborar relatórios com sugestões para melhorar a gestão
escolar, com base na experiência da Inglaterra. As sugestões serão apresentadas
em workshops organizados pelo Instituto Unibanco, no primeiro semestre de 2017,
com a participação de secretários de Educação de todos os estados parceiros do
Programa Jovem de Futuro e integrantes de suas equipes.
Pacto pela Educação - Representantes da
Seduc também participaram recentemente do Diálogo Regional de Política, promovido
pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A secretária Ana Claudia Hage apresentou
em Nova Iorque (EUA) as diretrizes do Pacto pela Educação, e detalhou como
funciona no Pará o trabalho na educação realizado em parceria pelos setores público
e privado. “No evento, se construiu pontes entre público e privado para
promover a qualidade da educação na América Latina”, disse a secretária.