Avenida João Paulo II está entre as 20 obras prioritárias do Ministério das Cidades para 2017

Avenida João Paulo II está entre as 20 obras prioritárias do Ministério das Cidades para 2017 - Foto Thiago Gomes - Agência Pará

A nova Avenida João Paulo II, prolongada até Ananindeua, ficará pronta até o final do ano. A confirmação veio durante uma reunião na terça-feira, 24, no Ministério das Cidades, em Brasília. Na oportunidade, governo do Estado e governo Federal firmaram acordo de compromisso que permitiu a inclusão do prolongamento da João Paulo na lista das 20 obras prioritárias do país, para o ano de 2017.

“Isso quer dizer que em meio a atual crise financeira que atravessa o país o governo se viu obrigado a eleger obras que realmente são indispensáveis para o Brasil. Diante desse cenário, o Ministério das Cidades fez uma grande e necessária seleção e, no Pará, a obra que felizmente entrou nesta listagem foi a João Paulo II”, explicou o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano, Cesar Meira, detalhando ainda, que essa inclusão foi possível, sobretudo a dois fatores, a relevância da obra para a sociedade e o comprometimento do governo do Pará em garantir a sua contrapartida de recursos.

O encontro envolveu o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) do governo do Pará, Cesar Meira, as diretorias Executiva e de Mobilidade Urbana do ministério e executivos da construtora Camargo Corrêa, responsável pela execução física da obra, que na ocasião, também garantiu a viabilidade técnica para a conclusão dos trabalhos ainda em 2017.

Recursos

A garantia de recursos da contrapartida do Governo do Pará foi possível graças ao Contrato de Financiamento da Contrapartida do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC 2), firmado em dezembro de 2016, entre o Governo do Pará e a Caixa Econômica Federal. “Isso quer dizer que passamos a ter recursos garantidos, via esse financiamento específico da Caixa Econômica e, portanto, não teremos problemas com atrasos de recursos”, esclareceu Meira.

Luiz Guerra, diretor responsável da construtora Camargo Corrêa, informou que as obras estão 54,81% concluídas. “Estamos com mais de 90% da terraplenagem pronta e 28,5% do asfaltamento, além da maior ponte, sobre o Lago Bolonha, bem adiantada. Com esse anúncio feito aqui, podemos garantir toda a obra pronta no segundo semestre desse ano”, afirmou Guerra.

Diante dos compromissos firmados, o secretário executivo do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, e o secretário de Mobilidade Urbana, Ricardo Caiado, anunciaram a inclusão da João Paulo II na seleta lista de 20 obras prioritárias do ministério para 2017. “Sabemos da importância da obra para desafogar o trânsito na Região Metropolitana de Belém e por isso a incluímos entre nossas prioridades”, disseram os secretários.

O Ministério das Cidades também garantiu o repasse de recursos via Orçamento Geral da União (OGU) de forma ágil. Durante a reunião, José Roberto e Ricardo Caiado lembraram, ainda, a luta do governador Simão Jatene e do senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA) junto ao ministério, para conseguir recursos para a obra. “Agora, basta que o cronograma seja respeitado e marcar a inauguração”, disse Caiado.

Mobilidade

O prolongamento da Avenida João Paulo II desafogará o tráfego na Região Metropolitana de Belém, pois hoje o acesso à capital é feito apenas pela Rodovia BR-316. A conexão do prolongamento com o elevado do Coqueiro, e daí com a Rodovia Mário Covas, também permitirá o acesso direto a Belém de veículos oriundos dos conjuntos Cidade Nova e Paar, e dos bairros do Coqueiro e 40 Horas, em Ananindeua.

Para o Governo do Estado, o prolongamento da avenida é necessário para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) previsto no Ação Metrópole, já que o início das obras na BR-316 deverá alterar o trânsito. A obra compreenderá o trecho entre a Passagem Mariano e a Rodovia Mário Covas, e ficará com duas pistas, três faixas por sentido, ciclovia e calçadas em ambos os lados, além da construção de duas pontes, uma a 60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e a outra a 200 metros da Rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta. A interligação da Avenida João Paulo II com a BR-316 se dará com a construção da quarta pétala do elevado do Coqueiro. Toda a obra terá cerca de quatro quilômetros.


O prolongamento da Avenida João Paulo II é a segunda etapa do Projeto Ação Metrópole. A primeira etapa foi finalizada com a construção da Avenida Centenário Assembleia de Deus e do elevado Günnar Vingren. A terceira fase será a implantação do Sistema BRT, trafegando em canaletas na Rodovia BR-316, em faixas exclusivas.

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