Denúncias feitas pelo 181 auxiliam soluções de crimes





Denúncias anônimas registradas pelo serviço telefônico 181 têm sido essenciais para o avanço nas soluções de inquéritos. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de 1º de janeiro a 15 de dezembro do ano passado, 37.376 registros foram contabilizados pelo Disque Denúncia. Desse total, 22.829 denúncias foram válidas para processos de investigação.

Apesar de terem diminuído, os trotes ainda são significativos. Atualmente, correspondem a quase 18% dos registros. Das denúncias válidas acolhidas pela gerência do serviço em 2016, as de maior recorrência foram: tráfico de entorpecentes (10.905), fugitivos procurados (1.231), perturbação do sossego (954), roubo a transeunte (805) e roubo (740).

“No ano em que foi criado, 2007, o Disque Denúncia recebeu mais de 40 mil ligações, sendo que desse total apenas sete mil davam conta de informações verídicas. Em 2011 o número de ligações atendidas saltou para quase 134 mil, das quais 21 mil eram consistentes. No ano passado, atingimos 59% de denúncias anônimas válidas, o que corresponde, em números absolutos, a 28 mil de um total de 47 mil. Mas ainda enfrentamos a questão do trote, agora bem menos frequentes. As crianças são as que mais fazem ligações falsas, mas temos muitos adultos fazendo isso também, o que é lamentável”, relata a diretora do serviço do Disque Denúncia, Cibele Sette Câmara.

De 2007 até 15 de dezembro do ano passado, 717 mil denúncias já foram registradas pelo Disque 181. Dessas, 182.495 foram atestadas como verdadeiras.

Funcionamento – Próximo de completar dez anos de criado, em 28 de janeiro de 2006, o Disque Denúncia integrava, até 2010, a estrutura da Polícia Civil. Mas em 2011, por conta da lei nº 7584, passou a fazer parte da estrutura administrativa da Segup, subordinado, contudo, ao Conselho de Segurança Pública (Consep), integrado por representantes de órgãos de segurança pública, de entidades da sociedade civil e dos demais poderes.

A estrutura tecnológica da Central de Chamadas é oferecida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa).

Serviço – Sigiloso, gratuito e anônimo. Com esse slogan, o serviço preventivo e investigativo busca dar aos denunciantes a certeza de que as informações repassadas serão mantidas em segredo absoluto e que sua identidade não será de forma alguma exposta.

“Reforçamos sempre que o serviço 181 é seguro para o repasse de informações sobre qualquer tipo de crime e forma de violência. A Central de Chamadas não está atrelada a qualquer sistema de monitoramento ou identificação de chamadas”, ratifica Cibele Sette Câmara.