Hospital Regional de Marabá alerta sobre sequelas de acidentes de trânsito

 
Acidente de trânsito ocupa a maioria das internações - Foto Agência Pará

 A desobediência à sinalização de trânsito, o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de celular e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes de trânsito no país. Isso significa que a maioria deles pode ser evitada se todos tiverem responsabilidade no trânsito. Por isso, às vésperas do Carnaval, período em que aumentam os riscos de acidentes, o Hospital Regional de Marabá promove a campanha “Direção viva: você consciente, trânsito mais seguro”. A ação é um alerta à população sobre as sequelas oriundas de traumas no trânsito. Como parte da programação, na última terça-feira (14) a unidade apresentou palestras educativas sobre as principais lesões sofridas por vítimas de acidentes e os cuidados com o paciente após a alta hospitalar.

Segundo o diretor geral do hospital, Valdemir Girato, cerca de 80% dos leitos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. O Regional de Marabá é referência em atendimento de trauma de média e alta complexidades para 22 municípios da região. Em 2016, atendeu 2.401 pacientes com esse perfil, a maioria deles motociclistas. Esse número aumentou 6,5% em relação ao ano anterior, quando foram atendidas 2.253 pessoas. “O custo do tratamento desses pacientes e o período de permanência na unidade são superiores aos de usuários com outras patologias. Além disso, as vítimas de acidentes podem ficar com sequelas permanentes, gerando impactos sociais e econômicos”, explica. Nesta sexta-feira (17) os condutores de veículos serão orientados sobre os perigos na direção. Às 15h, em frente ao shopping Pátio Marabá, o hospital fará uma blitz educativa, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

O projeto Direção Viva é uma iniciativa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que administra seis hospitais públicos do Pará, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As unidades atendem cerca de 90% das vítimas de acidente de trânsito, com perfil de média e alta complexidades. A primeira edição da campanha ocorreu em novembro de 2016. Cerca de 150 pessoas participaram da programação, que contou com rodas de conversa, palestras educativas, missa em memória às vítimas, exposição e memorial.

câncer infantojuvenil

Nesta quarta-feira (15), Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso promove palestra sobre diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. A ação faz parte da campanha “Câncer infantil: juntos, podemos mudar essa história”, da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença. O câncer é a principal causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos. Se diagnosticada precocemente, a doença tem 80% de chance de cura em crianças e adolescentes.