Um seminário será realizado no auditório do fórum civil da capital na praça Felipe Patroni, nesta sexta-feira, das oito horas da manhã a uma e meia da tarde. Na sua primeira edição será chamado de: “A entrega voluntária de crianças para adoção e trabalho em rede”. Será a ferramenta utilizada pela coordenadoria estadual da infância e da juventude, para fomentar a entrega voluntária de crianças, para adoção.
O objetivo do conclave será criar
na sociedade, uma estratégia coletiva para acolher os pais que desejam
voluntariamente entregar seus filhos, evitando assim, o abandono da “turma
miúda” encontrada diariamente pelas ruas e logradouros do Estado.
Ao final do evento será criado um grupo de trabalho que estará elaborando um programa de atendimento ás demandas de adoção dos “pequeninos”. Vale ressaltar que o seminário e a assinatura do programa, visam também, apurar os números de crianças e adolescentes que são recebidas em situação de abandono e, definir qual o órgão que irá receber e administrar essa demanda.
Participarão do evento instituições a seguir relacionadas: santa casa de misericórdia, secretaria estadual de saúde, secretaria de assistência social de emprego e renda, ministério público estadual do Pará, defensoria pública estadual do Pará, I vara de infância e juventude de Belém.
Programação: 8:30h- mesa de abertura, 9h- palestra: “motivações e sentimentos na entrega de crianças para adoção e suas relações com o mito do amor materno”. Palestrantes: profª Ms Karla Luna de Menezes e profª. Adriane Lima. 11:10h- palestra : “ O direito da criança e o direito da mulher: reflexões frente aos desafios na entrega de crianças para adoção”. Palestrantes: Drª Simone Souza da Costa Silva e Drª Luanna Tomaz de Souza. 13:10h- Encerramento.