Escola Ribeirinha recebe espaço de leitura do Livro Solidário

Foto: Agência Pará
Neste sábado (29), os alunos da Escola Municipal de Ensino Médio e Fundamental Espírito Santo, no município do Acará, vão receber um Espaço de Leitura do Livro Solidário, projeto coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) e pelo Núcleo Articulação e Cidadania (NAC). A entrega é mais umas das ações que o governo do Estado promove por meio da campanha "Leia - Mude sua História".

A escola beneficiada fica em uma comunidade ribeirinha do Baixo Acará chamada Genipaúba. No local vivem mais de 100 famílias. A escola também atende alunos de outras duas comunidades ribeirinhas próximas: Igarapé Caixão e São Pedro, onde vivem cerca de 30 e 60 famílias, respectivamente. A instituição de ensino funciona nos períodos da manhã e tarde, da Educação Infantil ao quinto ano. São 127 alunos na faixa etária de três a 14 anos. O local foi escolhido por não dispor de biblioteca.

A embarcação com os livros e estantes sairá do Grupamento Fluvial, em Belém, por volta de 8h30 do sábado. A viagem até a escola ribeirinha dura cerca de uma hora. Além do espaço de leitura, haverá apresentação do grupo Ayvu Rapyta Contadores de História. A ação é uma parceria entre o Núcleo Articulação e Cidadania (NAC), Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE), Secretaria de Estado de Comunicacão (Secom) e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), que doou as estantes e puffs, confeccionados por detentos, para decorar o espaço.

Alguns dos livros que farão parte do espaço foram doados durante o evento de lançamento da campanha de leitura, dia 11 de abril, no Teatro Margarida Schivasappa (Centur), em Belém. A ação tem o intuito de tornar a leitura um hábito frequente, um verdadeiro desafio no Brasil. Segundo pesquisa divulgada em 2016, pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro apresenta a média nacional de apenas 2,88 livros lidos por pessoa ao ano.

Atualmente o Livro Solidário possui sete espaços de leitura e, no ano passado, apoiou 50 projetos com a doação de cerca de 14 mil livros. Até o final do ano, a previsão é implantar espaços de leitura também na Creche Cordeirinho de Deus (no bairro de São Brás, em Belém); na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gregório Rosa Filho (na Comunidade Quilombola Abacatal, em Ananindeua), na Escola Estadual Panorama XXI (no Conjunto Panorama XXI, também em Belém) e Polo Pro Paz UFRA (Comunidade Taboquinha, na área do Cubatão, em Icoaraci).

Quem quiser fazer doações de livros pode procurar o Projeto Livro Solidário, que fica na sede da Imprensa Oficial do Estado, na Travessa do Chaco, 2271, bairro do Marco, em Belém. Telefone: (91) 4009-7847 / email: livrosolidario@ioe.pa.gov.br. Na página da internet www.pa.gov.br/leitura é possível saber como montar um ponto de leitura, iniciar um projeto de arrecadação de livros, localizar outros postos para doações de obras, além de acessar e fazer download de toda a campanha de incentivo à leitura.