Estácio dá salto de qualidade em avaliação do MEC

Professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Estácio no Pará

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o relatório sobre qualidade do Ensino Superior em todo o Brasil. Os dados, resultados do Enade 2015, apontam que mais de 10% dos cursos avaliados pelo órgão tiveram um desempenho ruim.  No Pará, uma das instituições de ensino superior está na contramão deste cenário: a Estácio com nota 4 nos cursos de Administração, Contábeis, Direito, Moda, RH, Jornalismo e Publicidade.

Em todo o Brasil, 98% dos 364 cursos do grupo obtiveram nota igual ou superior a 3, numa escala que vai de 1 a 5, ), sendo que cerca de 50,55% tiveram conceito 4 ou 5.
Pela primeira vez na série histórica, todos os cursos avaliados fazem parte do modelo de ensino desenvolvido com exclusividade para os alunos da Estácio de todo o Brasil. O modelo acadêmico da Estácio começou a ser implantado em 2010 e é fruto da construção de milhares de professores da instituição em todo o país.

Os currículos são comuns aos cursos, permitindo a realização de provas integradas, um rico banco de questões e a geração de dados que permitem a constante avaliação e melhoria no ensino. A Estácio investiu nesse projeto inédito e, por meio de avaliações constantes do desempenho, obteve conceitos positivos em 98% dos cursos avaliados em 2015, em todo o Brasil.

O diretor acadêmico da Estácio FAP, Kahliu Vianna, explica como foi a implantação desse modelo aqui no Pará. “Em Belém, há alguns anos, temos nos empenhado num projeto de adequação e motivação dos alunos porque víamos que os resultados passados não expressavam a realidade que vivenciávamos em relação à qualidade. Então criamos ferramentas para que os alunos compreendessem a importância do Enade e estivessem mais preparados. Também foram implementadas mudanças didático-pedagógicas, na forma de construir as avaliações, que hoje têm como parâmetro os modelos de perguntas do Enade com questões muito mais reflexivas, além de construção de um ambiente de adequação onde os alunos se sentissem à vontade e fossem preparados com exercícios, avaliações, simulados pra testar o desempenho”, destaca Kahliu.

O diretor da unidade também ressalta que o processo envolveu toda a comunidade acadêmica. Além dos alunos, os professores também passaram por treinamentos e aperfeiçoamentos para a elaboração de questões. Outros colaboradores da instituição também participaram do processo, o que chamamos de virada acadêmica. “O envolvimento e a dedicação de cada um deles foi essencial nesse resultado”, ressalta Viana.

Dos 364 cursos da Estácio avaliados com conceito, sete receberam nota máxima, ou seja, Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 5. Além dos CPCs, também foram divulgados os IGCs (Índice Geral de Cursos), cujas notas também variam de 1 a 5. Todas as instituições do Grupo Estácio obtiveram notas iguais ou superiores a três. Destacam-se com nota 4 as seguintes instituições do grupo:

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos
Faculdade Estácio do Pará
Faculdade Estácio de Sá de Vitória
Universidade Estácio de Sá
Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
Faculdade Estácio de João Pessoa
Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha