O
Ministério da Educação (MEC) divulgou o relatório sobre qualidade do Ensino
Superior em todo o Brasil. Os dados, resultados do Enade 2015, apontam que mais
de 10% dos cursos avaliados pelo órgão tiveram um desempenho ruim. No Pará, uma das instituições de ensino
superior está na contramão deste cenário: a Estácio com nota 4 nos cursos de
Administração, Contábeis, Direito, Moda, RH, Jornalismo e Publicidade.
Em todo o Brasil, 98% dos 364
cursos do grupo obtiveram nota igual ou superior a 3, numa escala que vai de 1
a 5, ), sendo que cerca de 50,55% tiveram conceito 4 ou 5.
Pela primeira vez na série histórica,
todos os cursos avaliados fazem parte do modelo de ensino desenvolvido com
exclusividade para os alunos da Estácio de todo o Brasil. O modelo acadêmico da
Estácio começou a ser implantado em 2010 e é fruto da construção de milhares de
professores da instituição em todo o país.
Os currículos são comuns aos
cursos, permitindo a realização de provas integradas, um rico banco de questões
e a geração de dados que permitem a constante avaliação e melhoria no ensino. A
Estácio investiu nesse projeto inédito e, por meio de avaliações constantes do
desempenho, obteve conceitos positivos em 98% dos cursos avaliados em 2015, em
todo o Brasil.
O diretor acadêmico da Estácio
FAP, Kahliu Vianna, explica como foi a implantação desse modelo aqui no Pará.
“Em Belém, há alguns anos, temos nos empenhado num projeto de adequação e
motivação dos alunos porque víamos que os resultados passados não expressavam a
realidade que vivenciávamos em relação à qualidade. Então criamos ferramentas
para que os alunos compreendessem a importância do Enade e estivessem mais
preparados. Também foram implementadas mudanças didático-pedagógicas, na forma
de construir as avaliações, que hoje têm como parâmetro os modelos de perguntas
do Enade com questões muito mais reflexivas, além de construção de um ambiente
de adequação onde os alunos se sentissem à vontade e fossem preparados com
exercícios, avaliações, simulados pra testar o desempenho”, destaca Kahliu.
O diretor da unidade também
ressalta que o processo envolveu toda a comunidade acadêmica. Além dos alunos,
os professores também passaram por treinamentos e aperfeiçoamentos para a
elaboração de questões. Outros colaboradores da instituição também participaram
do processo, o que chamamos de virada acadêmica. “O envolvimento e a dedicação
de cada um deles foi essencial nesse resultado”, ressalta Viana.
Faculdade Estácio de Sá de
Ourinhos
Faculdade Estácio do Pará
Faculdade Estácio de Sá de
Vitória
Universidade Estácio de Sá
Centro Universitário Estácio Juiz
de Fora
Faculdade Estácio de João Pessoa
Faculdade Estácio de Sá de Vila
Velha