A Natura e a Fundação Banco do Brasil assinam nesta quinta-feira parceria inédita para fortalecer o uso de produtos e serviços da sociobiodiversidade da Amazônia, a partir do apoio a projetos nas áreas de inovação, pesquisa e produção sustentável, atendendo diretamente às comunidades agroextrativistas da região.
O primeiro projeto do convênio, com ênfase na produção sustentável, irá
atender mais de 200 famílias de quatro comunidades da região do Baixo Tocantins,
no Pará, contribuindo para a capacitação técnica das cooperativas e à adoção de
tecnologias sociais adaptadas à agricultura familiar e ao agroextrativismo
sustentável.
O investimento inicial no projeto, de R$ 190 mil, será aportado pela
Fundação Banco do Brasil para a construção de 10 secadores solares de alta
eficiência, que vão melhorar a qualidade da produção de andiroba e murumuru,
ingredientes da biodiversidade usados pela Natura em seus produtos. A parceria
prevê ainda fornecimento de 40 cadeiras para a coleta de patauá das palmeiras
pelas comunidades extrativistas da região.
Em contrapartida a Natura irá fornecer, por meio de sua área de Gestão
de Relacionamento e Abastecimento com Comunidades, capacitações e assistência
técnica para essas famílias, de forma que consigam melhorar a qualidade dos
óleos e tenham maior segurança na coleta do patauá.
A iniciativa será desenvolvida no âmbito do Programa Amazônia, criado
pela Natura em 2011, com o objetivo de impulsionar um novo modelo de
desenvolvimento, mais inclusivo e sustentável, partindo do princípio de que a
floresta pode ter mais valor em pé do que derrubada. Ao longo dos últimos seis anos, a Natura já investiu mais
de R$ 1 bilhão na região por meio do programa, beneficiando mais de 2 mil famílias
em 28 comunidades.
“O convênio entre Natura e Fundação Banco do Brasil soma esforços; ela é
uma sinergia entre empresas que acreditam que os negócios podem estar à serviço
da geração de impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”, afirma Josie
Romero, vice-presidente de Operações e Logística da Natura. “Lado a lado, vamos
alavancar a inovação na região amazônica, contribuir com a capacitação técnica
de cooperativas e beneficiar a população local”, complementa.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da
Fundação Banco do Brasil, Valter Coelho de Sá, “a parceria inédita com a Natura
agrega esforços para trazer a melhoria de vida das pessoas por meio de
iniciativas que promovam a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento
sustentável. Além disso, reaplica tecnologias sociais, metodologias simples que
têm baixo custo e alta eficiência na solução de problemas sociais. A
experiência e a atuação das duas empresas na região possibilitam uma maior
transformação social”.
Essa iniciativa destaca a importância de alianças multissetoriais para o
fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis do bioma da Amazônia.
As comunidades beneficiadas no Pará pelo primeiro projeto são:
- Cooperativa Mista Agroextrativista de Santo Antônio do Tauá –
Camtauá - Santo Antonio do Taúa
- Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba(Cofruta) - Abaetetuba
- Cooperativa de Resistência de Cametá (CART) – Cametá
- Associação de Moradores e Agricultores de Jauari Caminhando com Cristo
– J Mojú
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e
produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil,
registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil
colaboradores, 1,8 milhão de consultoras e operações nos EUA, França, Chile,
México, Peru, Colômbia e Argentina. Foi a primeira companhia de capital aberto
a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça
sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e
econômico. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e
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sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Sobre a Fundação Banco do Brasil
Em 31 anos de existência, a Fundação Banco do Brasil atua na articulação
de diferentes atores sociais na busca por soluções efetivas para aspectos
fundamentais do desenvolvimento sustentável das comunidades brasileiras. Nos
últimos dez anos, 2007 a 2016, 3,8 milhões de pessoas tiveram suas vidas
transformadas por mais de 6,5 mil projetos apoiados e investimentos sociais que
totalizam R$ 2,6 bilhões. Suas ações são desenvolvidas em cinco vetores de
atuação: Água, Agroecologia, Agroindústria, Resíduos Sólidos e Educação.
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