Casa das Artes inicia projeto Choro do Pará



A Casa das Artes será sede de encontros musicais promovidos pelo projeto Choro do Pará - que tem como finalidade manter vivo esse gênero musical, chamado também de chorinho na região. Todas as sextas e sábados, a partir das 16h, a começar pelo dia 16, músicos profissionais e amadores interessados poderão participar de aulas-ensaios do estilo musical, gratuitamente. Basta levar o instrumento musical, no dia e local citados. Este é o 12° ano do projeto promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP).

O coordenador Paulinho Moura explica que a primeira parte será dedicada à comemoração do centenário de Jacob do Bandolim, lendário músico de choro. “Vai ter muito repertório dedicado nesse primeiro módulo, comemorando o centenário de Jacob”, conta.

Segundo ele, o projeto é um misto de aula com ensaio. “A gente quer frisar que não precisa ser um músico profissional, pode ser amador, você dominando seu instrumento, começa a estudar o gênero e quem sabe se tornar um grande chorão”, diz Paulinho.

Os participantes vão ter 36 horas para aprender o estilo musical, além disso, há outras finalidades para o projeto. “A culminância é um concerto e nossa ideia é formar novos grupos de choro como têm surgido”, conta.

As portas estão abertas para todos os tipos de músicos. Quem tiver interesse pode ir à Casa das Artes e  fazer a inscrição na hora. “Teve vontade de estudar o gênero pode ir chegando. Às vezes, a gente começa uma música hoje e vai começar outra em outra semana”, explica Paulinho.

Serviço:

Projeto Choro Pará

Local: Casa das Artes, Praça Justo Chermont, 236, Nazaré

A partir desta sexta-feira, dia 16. Sempre às sextas e sábados, de 16h às 19h.

Inscrição gratuita

*Colaboração: Agilson Lobato