Com duas faixas para veículos
comuns e uma para o ônibus do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), em cada sentido
da avenida Augusto Montenegro, o viaduto ajudará a fluir melhor o trânsito e
reduzir o tempo de viagem, já que elimina o sinal naquele cruzamento, para quem
segue nos sentidos Entroncamento e Icoaraci. Semáforos funcionarão, apenas, nas
pistas laterais que darão acesso às avenidas Centenário e Independência. A
parte suspensa do elevado tem uma extensão de 400 metros e o acesso é por meio
de rampas construídas com terra armada e peças pré-moldadas de concreto.
Segundo o diretor de Obras Civis
da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra, de grande
porte, atende as exigências de qualidade da engenharia civil. “Para dar conta
do tráfego pesado que receberá, o viaduto tem uma dimensão grandiosa. Ele foi
construído sobre uma fundação com estacas tipo hélices, com 20 metros de
profundidade e recebeu 64 vigas pré-moldadas, com 20 metros de comprimento e 26
toneladas, cada uma, além de outras estruturas de sustentação”, explica o
engenheiro.
O viaduto recebeu sinalização e
iluminação a LED e atende a todos os padrões de trânsito e segurança
determinados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) e pela Eletronorte,
devido ao linhão de energia elétrica que passa acima. “A circulação no viaduto
terá limite máximo para veículos com até 5,5 metros de altura. Os motoristas de
veículos de grande porte devem ficar atentos a essa determinação, que estará
sinalizada em placas e limitada por um pórtico na subida do elevado”, detalha
Reinaldo.
De acordo com o coordenador
operacional de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de
Belém (Semob), Wanderson Alves, veículos de grande porte, cuja altura exceda ao
limite máximo permitido de 5,5 metros, só poderão seguir viagem pela Augusto
Montenegro por meio das pistas laterais do elevado. “Enquanto isso, o trânsito
por baixo do viaduto estará liberado para a circulação de veículos pequenos até
que se iniciem as obras de rebaixamento da via”, explicou.
O coordenador ressalta que os
condutores de veículos maiores não poderão fazer essa manobra, devendo
continuar realizando o desvio já programado desde o início das obras, pela
Augusto Montenegro nas áreas regulamentadas de retorno, que ficam localizadas
na altura do Ginásio do Magueirinho e às proximidades do Parque Shopping.
Além disso, para garantir a
segurança na travessia de pedestres na área, duas faixas serão deslocadas de
seus pontos originais. A primeira, localizada em frente ao Residencial Rio das
Pedras, será deslocada para a frente do Conjunto Natália Lins, e a segunda
faixa, localizada em frente ao McDonald’s, será deslocada para a frente do
Supermercado Líder.
O engenheiro do consórcio
responsável pela obra, Gustavo Cardoso, explica que o trânsito foi liberado
para que a obra embaixo do viaduto possa ser executada. “Daqui pra frente, nos
concentraremos no trabalho de rebaixamento das pistas abaixo do viaduto para,
também, atender a exigência de altura máxima de 5,5 metros, além do sistema
viário que funcionará embaixo e nas laterais do viaduto para acesso ao comércio
local e às avenidas Independência e Centenário”, adverte o engenheiro.