Em abril, Cine Olympia apresenta mostra de cinema germânico




O Cine Olympia segue ofertando a exibição de filmes consagrados para a população e de forma gratuita. As exibições ocorrem de terça-feira a domingo. Durante a semana os filmes são exibidos a partir das 18h30, e no sábado e domingo a partir das 17h30.

O mês de abril começa com a exibição de um filme francês, “Jappeloup”. o longa-metragem retrata a vida de Pierre Durand, que decide abandonar a carreira de advogado para correr atrás do seu grande sonho: participar das olimpíadas na modalidade de hipismo. Após essa mudança de vida, ele conta com a ajuda do cavalo Jappeloup. A exibição será nos dias 4, 5 e 6 de abril.

O mês também terá exibições especiais. De 7 a 15, o Olympia exibe uma mostra de cinema alemão com o tema “Diferentes perspectivas sobre a Alemanha depois de 1945”. As exibições se iniciam nos dias 7 e 10, com “Adeus, Lenin”, filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro, em 2003. O longa conta a história de uma comunista que tem que conviver com as ideias diferentes do filho, além de lidar com a queda do muro de Berlim. 

O drama alemão “Asas do desejo”, do diretor Win Wenders, fala sobre dois anjos, Damiel e Cassiel, que passam pelas ruas de Berlim observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Até que Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion e o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico. O filme será exibido no dia 8.

No dia 11, será a vez do longa “Benvindo Alemanha”, dirigido por Yasemim Samdereli. O filme foca na vida do imigrante turco Hüseyin Yilmaz e retrata a utilização de mão de obra estrangeira para a reconstrução da Alemanha, após a segunda guerra mundial.

O documentário alemão “Friedland”, de Frauke Sandig, mostra o dia a dia de uma localidade chamada Friedland, que é o destino de refugiados que chegam à Alemanha. O documentário é de 2015 e será exibido nos dias 11 e 12.

No dia 14 será exibida a comédia “Dane-se Goethe”, do diretor Bora Dagtekin. O filme conta as trapalhadas de Zeki Muller, um bandido que se infiltra em uma escola como professor com a intenção de reaver um dinheiro que escondeu no local.

A mostra alemã de cinema termina no dia 15, com a exibição do longa “Alameda do Sol”, que retrata as travessuras e as famílias de um grupo de crianças que cresceram no lado leste de Sonnenallee, uma das poucas passagens de fronteira entre o ocidente e o oriente reservadas para cidadãos alemães, na cidade de Berlim. O filme foi vencedor na categoria de melhor filme, no Prêmio de Cinema Alemão.