O Governo do Estado do Pará, por
meio da Fundação Carlos Gomes, realiza, até o dia 10 de abril, o IV Encontro de
Canto da Amazônia (Encanta), evento que destaca o trabalho de descoberta de
novos talentos do canto lírico local, desenvolvido pelo Núcleo de Ópera do
Instituto Estadual Carlos Gomes.
A principal novidade do evento
este ano é a realização de um musical e a montagem de duas óperas, Così Fan
Tutte (Mozart) e La Serva Padrona (Pergolesi), que terão apresentações, respectivamente,
nos dias 5 e 8 de abril, às 20h, e no dia 7 de abril, também no mesmo horário,
no Theatro da Paz, com entrada gratuita. Os espetáculos, que têm na montagem
profissionais paraenses, terão a participação de cantores líricos de Belém que
vêm ganhando destaque no cenário operístico, como a soprano Kézia Andrade, o
tenor Antonio Wilson e o barítono Idaias Souto.
Entre os artistas convidados
estão o barítono Homero Velho, que interpretará o papel de Don Alfonso na Ópera
Così fan Tutte; o preparador vocal Rafael Villar, professor de Belting e
diretor de musical que irá dirigir em Belém o “Broadway in Concert”; o baixo
barítono Damon Nestor Ploumis, diretor cênico da ópera Cosi fan Tutte;
Glaucivan Gurjel, diretor cênico da ópera La Serva Padrona e a pianista Lígia
Moreno.
A primeira montagem, Così fan
Tutte é uma história sobre a infidelidade feminina. Dois jovens oficiais,
Ferrando e Guglielmo, apostam com o amigo Don Alfonso que as suas noivas - as
irmãs Fiordiligi e Dorabella - nunca os trairiam. E combinam uma encenação. Com
a ajuda da criada Despina, são acolhidos na casa das duas irmãs disfarçados.
Cada um acaba por conquistar a noiva do outro, e quando estão prestes a
concretizar um falso casamento, Don Alfonso confirma que assim fazem todas (Così
fan tutte). A trama é desmascarada e os pares originais se reconciliam.
Para os padrões do século XIX,
era inaceitável o comportamento da mulher que a ópera põe em cena. O enredo foi
durante muito tempo considerado decadente, imoral e indigno de Mozart. Mas, a
partir de meados do século passado, a obra vem ganhando novas leituras,
sucessivas montagens e atraindo cada vez mais a atenção do público.
A ópera La Serva Padrona, por sua
vez, é considerada a primeira ópera cômica da história. Foi ela que tornou
Giovanni Pergolesi conhecido internacionalmente. Divertida, conta a história de
três personagens, sendo um deles mudo. Foi escrita apenas para preencher um
intervalo entre os atos de outra ópera. Traz uma criada namoradeira que finge
ser a própria patroa para enganar o amante.
Encanta
Idealizado pelo Núcleo de Ópera
do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), o Encontro de Canto da Amazônia tem
como objetivo agregar conhecimento aos alunos e professores de canto, por meio
de atividades artísticas e pedagógicas, que estimulem e desenvolvam nos
cantores possibilidades vocais e especificidades como performance, treinamento
auditivo, prática de conjunto e consciência corporal e cênica. É voltado para
profissionais de canto, professores e estudantes de canto lírico, regentes de
coro e coralistas.
Como nos anos anteriores, o
evento proporciona também a realização do II Concurso de Canto Marina Monarcha,
que está sendo realizado até esta sexta-feira, 6 de abril. O concurso tem o
objetivo de dar oportunidade aos novos talentos do canto paraense e presta uma
homenagem a uma das mais importantes professoras de canto lírico do Pará e uma
das maiores incentivadoras dessa arte no estado nas décadas de 70 e 80. O
Concerto de Premiação do II Concurso de Canto Marina Monarcha será no dia 6, às
20h, no Theatro da Paz, com entrada franca.
Serviço:
IV Encontro de Canto da Amazônia
– Encanta
Período: de 2 a 10 de abril
Local: Theatro da Paz
Entrada franca
Programação:
5/04 (20h) – Abertura oficial do
IV Encanta - Ópera Così fan Tutte
6/04 (20h) – Gala Lírica
(Vencedores do II Concurso Marina Monarcha)
7/04 (20h) – Ópera La Serva
Padrona
8/04 (20h) – Ópera Così fan Tutte
9/04 e 10/04 (20h) – “Broadway in Concert”