Atendimento a indígenas e avaliação psicológica são temas de programação do Mês do Psicólogo





O Conselho Regional de Psicologia da 10ª região- Pará/ Amapá (CRP-PA/AP) realizará uma programação especial de debates para marcar os 56 anos da Psicologia no Brasil. Nesta segunda-feira, 27, profissionais, estudantes e público interessado discutirão temas como atendimento psicológico a indígenas, o mercado de trabalho da área e avaliação psicológica. O evento terá início às 14h, no auditório David Mufarrej da Unama da Alcindo Cacela.


O principal objetivo da programação é a defesa dos Direitos Humanos. É o que afirma o presidente do CRP- Pará/Amapá, Luiz Romano da Motta Araújo, “Está no Código de Ética do Psicólogo. Nós, psicólogos, devemos atuar a partir dos Direitos Humanos e pela equidade social. O que estamos vivendo é o desprezo por políticas públicas e, consequentemente, pelo nosso trabalho”, diz Romano.
  
As atividades começarão com relatos de experiências sobre atendimentos a povos indígenas. A inclusão de mesas sobre povos tradicionais segue a linha de atuação do Conselho, que prioriza discussões sobre grupos sociais historicamente oprimidos. “Asseguramos o enfrentamento ao racismo, ao machismo, à homofobia, ao preconceito contra pessoas com deficiência. A todas as opressões, enfim. Essas violências causam sempre sofrimento psicológico”, demarca Luiz Romano. Às 16h, será a mesa sobre empreendedorismo e mercado de trabalho na psicologia.
  
Após um intervalo, às 17h30, a programação retorna com a entrega do Prêmio Darcy Franca de Psicologia, uma homenagem do CRP a profissionais reconhecidos pela atuação na área. Os nomes destacados deste ano são: Célia Regina da Silva Amaral, Elias Leopoldo Serique e Helena Maria Melo Dias. No Amapá, o Prêmio Marco Aurélio de Psicologia também louvará a trajetória de profissionais de destaque.


Avaliação psicológica

“Para avaliar uma pessoa, você precisa considerar quem ela é, sua subjetividade.”, alerta Luiz Romano. A avaliação psicológica, segundo ele, é uma das principais tarefas do psicólogo em seu cotidiano. E é ela, também, o assunto que encerra o dia, com a conferência “Avaliação psicológica: um olhar sobre as demandas contemporâneas”, do Dr. Fabian Rueda, membro do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos.

A organização do Mês da Psicologia, do CRP, espera aproximadamente 300 pessoas e a entrada é gratuita.


Serviço

Programação Mês da Psicologia

Dia: 27 de agosto

Hora: 14h às 20h

Local: Auditório David Mufarrej, UNAMA Alcindo Cacela