Café com Planejamento discute infraestrutura logística como fator de competitividade



O Café com Planejamento, em sua 55ª edição como fórum de debates sobre temas transversais às políticas públicas, proposto pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) traz como convidado, o especialista e consultor em infraestrutura e operações logísticas Alexandre de Melo Araújo, diretor executivo da Prolog,  Soluções em Logística, Engenharia e Meio Ambiente, fundador e diretor presidente da Associação dos profissionais de Logística da Amazônia (Asplam), e fundador e diretor executivo do Movimento Pró Logística Pará (MPL-PA).

O evento, direcionado a técnicos do serviço público ligados ao planejamento, prioritariamente, é aberto ao público, e será realizado no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, dia 30 de agosto, a partir das 9h. Entrada franca.

Nessa edição, as discussões vão focar nos fatores internos que qualificam o Estado do Pará como uma potência logística na América Latina: localização geográfica estratégica, imensa bacia hidrográfica, condição geofísica privilegiada, acesso multimodal e outros. Porém, o fator mais importante e decisivo é externo e mercadológico. Com a recente reinauguração do Canal do Panamá, o Pará se consolida como a melhor rota comercial para o agronegócio brasileiro junto aos principais mercados consumidores mundiais.

O pleno aproveitamento dos corredores logísticos do Estado proporcionará ao agronegócio brasileiro não somente a redução de perdas, mas a consolidação de uma rota de exportação estratégica, mais econômica, segura e competitiva, alçando o Brasil a uma posição e condição privilegiada frente ao mercado internacional.