Servidores da UFPA, UFRA e UFOPA devem paralisar hoje





Já chamada de Dia do Basta, esta sexta-feira, 10, será um dia de paralisações e protestos em todo o Brasil. Os técnico-administrativos da UFPA, UFRA e UFOPA decidiram aderir ao movimento nesta terça-feira, 7, em suas assembleias. As mobilizações terão como principais pautas: a revogação da reforma trabalhista e da PEC 55, a luta pelos direitos dos servidores públicos e denúncias contra a política econômica do governo federal que levou 28 milhões de brasileiros ao desemprego. Em Belém, a ameaça de corte de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também está na pauta.
  
Na assembleia da UFPA, realizada às 11h, no hall da reitoria, os presentes debateram a importância do engajamento dos trabalhadores no dia 10. Para Terezinha Nunes, da coordenação de assuntos jurídicos do Sindtifes, é necessário que os técnicos paralisem suas atividades e participem do ato público nas ruas. Na capital paraense, a manifestação está marcada para às 8h, na avenida Presidente Vargas, em frente do hotel Princesa Louçã. Além dos servidores públicos federais, está confirmada a participação de entidades do funcionalismo público estadual e municipal. As políticas do governo Temer atingem todos os trabalhadores do país.
  
“É necessário que a gente se conscientize, e informe nossos companheiros que não estão aqui, de que o momento é muito grave”, destacou Terezinha. Na UFRA, a paralisação também foi aprovada por unanimidade. Além do dia 10, os técnicos também debateram sobre as denúncias de violência sexual, machismo e racismo que foram divulgadas pela imprensa nos últimos dias (https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/08/06/conselho-da-capes-fez-alerta-e-o-orcamento-para-bolsas-sera-mantido-diz-ministro-da-educacao.ghtml). De acordo com a coordenação geral do Sindtifes, será cobrada uma posição oficial da administração superior.
  
“Estamos cobrando de forma veemente da reitoria que apure o caso de forma exemplar e que estabeleça políticas para combater esse tipo de prática”, disse Cléber Coelho, coordenador geral do Sindtifes. Na UFOPA, a aprovação da proposta de participação nas ações do dia 10 ocorreu na assembleia realizada a partir das 9h, no Auditório do Campus Tapajós.