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Ciranda do Aprender Abrinq - Foto: Abrinq |
A Fundação Abrinq, em parceria com o
Instituto Alcoa e a Secretaria Municipal de Educação promoveu o seminário de
encerramento do Projeto Ciranda do Aprender na cidade de Juruti, no Pará, no
último dia 6. Além de reunir educadores das dez escolas participantes do
projeto e algumas escolas convidadas, o evento contou com a entrega de
certificados, palestras e exposições de práticas pedagógicas realizadas durante
o ano.
O Projeto contribuiu para a melhoria das
práticas desenvolvidas por professores e coordenadores pedagógicos que atuam na
educação infantil, visando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao
raciocínio lógico, leitura, da linguagem e comunicação dos alunos, de 4 e 5
anos, matriculados em pré- escolas.
Durante o ano, 80 educadores
participaram de treinamentos, debatendo vários temas como desenvolvimento
infantil, educação inclusiva, práticas de contação de histórias e trabalho com
as famílias. Além de Juruti (PA), o Ciranda do Aprender foi realizado nas
cidades de São Luis (MA) e Poços de Caldas (MG). Ao todo foram 30 escolas
participantes e 2.979 crianças beneficiadas. Juruti contou com a participação
de 10 escolas, 23 educadores e 260 crianças beneficiadas.
“O Projeto veio contribuir muito com o
nosso trabalho. Apesar de nós já trabalharmos com formações de professores e
encontros pedagógicos, nada foi tão profundo e focado em temáticas como agora.
Dessa vez, as temáticas foram trabalhadas de acordo com o que as diretrizes nos
orientam, que são as interações, as brincadeiras, diversidade étnico-racial,
musicalidade, jogos. Então, isso veio contribuir muito com o trabalho dos
professores”, diz Lucilda Bentes Gomes, coordenadora da Educação Infantil da
Secretaria Municipal de Educação de Juruti.
A coordenadora comenta ainda a
importância de incluir a família na vida escolar do aluno e cita como um dos
momentos mais atrativos do projeto. “Como um diferencial, o Ciranda focou no
trabalho com a família e isso foi muito bom, pois os pais entenderam o que se
trabalha na Educação Infantil e perceberam que a brincadeira faz parte do
desenvolvimento da criança”.
Com o tema "Contação de histórias,
brincadeiras e lúdico", a palestrante e formadora da Fundação Abrinq,
Valdete Asevedo, mostrou durante o seminário a importância do “Encantar e
reencantar na Educação Infantil”. “Tenho levado essa fala para alguns
municípios porque percebo que o que a gente precisa é passar afeto, amor,
carinho e paciência para a criança, pois quando a gente passa isso, ela
aprende. Não existe criança que não aprenda”, declara.
Também no evento, o Secretário Municipal
de Educação, Jonas Moraes Cativo, ressaltou o diferencial do Ciranda do
Aprender. “É bom quando alguém vem para apoiar, estimular e trazer diferenciais
para nossos educadores e o município teve essa oportunidade com o projeto. A
Fundação e o Instituto deram apoio técnico, treinamentos e trouxeram um modo
diferente de trabalhar com as crianças, cada uma com sua realidade. Foi muito
bacana essa nova didática de ensino e de aprendizado. A soma de conhecimentos
resultou em algo muito positivo para nós. Precisamos sempre trabalhar em
parceria”, afirma.
Para o presidente do Instituto Alcoa,
Fausto Cruz, “o Projeto Ciranda do Aprender contribui, sobretudo, para
construir conhecimento e aperfeiçoar práticas pedagógicas dos educadores
participantes”. Ele destaca as semelhanças dos objetivos do Projeto e do
Instituto Alcoa; “ambos buscam promover transformações positivas nas
comunidades, tendo como base a educação que impulsiona a formação de cidadãos
conscientes e responsáveis” afirma.