Os aplicativos de
transporte estão impactando o mercado de crédito para veículos. Os financiamentos
para compra de carros, motos e caminhões cresceu 9,1% no primeiro semestre
deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo levantamento da
B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), os financiamentos
possibilitaram a compra de 2,87 milhões de unidades, sendo que 1,06 milhão são
veículos novos – aumento de 9,7%. Os usados totalizaram 1,81 milhão de
unidades, uma alta de 8,7%.
Entre os fatores que
explicam o aumento das vendas está o mercado criado pelos aplicativos como
Uber, 99 e Cabify. “Muita gente que fica desempregada enxerga no setor de
transportes uma alternativa de renda e para isso precisa de um automóvel”,
ressalta a coordenadora da graduação em Economia do Instituto de Ensino e
Pesquisa, Juliana Inhasz.
Esse crescimento promovido
pelos investimentos em automóveis, seja comprados ou alugados, para fazer o
transporte de passageiro já vem sendo observado desde o ano passado, de acordo
com o economista chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito,
Financiamento e Investimento, Nicola Tingas. “Tem um impacto importante. Desde
o ano passado isso é notório”.
Mercado ainda fraco
Tingas destaca que esse
crescimento não significa um aquecimento do mercado de consumo, mas um
investimento dos que pretendem trabalhar nesse sistema. “Para mim, esse tipo de
financiamento indireto via Uber não é um consumo. Ele não comprou um carro para
uso pessoal ou para lazer”.
Nesse sentido, de
compras de veículos como ferramenta de trabalho, também vai o aumento das
compras de caminhões, que representaram a maior expansão percentual no período.
Nos primeiros seis meses de 2019 foram financiadas 128,8 mil unidades de
veículos pesados, uma alta de 23,47% em relação ao primeiro semestre de 2018.
* Agência Brasil