Dados do Instituto Nacional de Câncer
(Inca) apontam que, em 2018, o Brasil figurou na segunda faixa mais alta de
incidência de câncer de mama entre os os países com uma taxa de 62,9 casos por
100 mil mulheres. Das que têm indicação etária para exames de mamografia,
segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, a maior parte está na região Sudeste
(67,9%) e a menor na região Norte (38,7%).
Com o objetivo de ampliar a
conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do
câncer de mama e do colo do útero, as indústrias paraenses têm atuado para
levar a informação aos empregados e empregadas e, consequentemente, seus
familiares. No distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, no oeste do Pará,
diversas atividades estão sendo realizadas sobre o assunto. A Mineração Rio do
Norte, empresa que opera mina de bauxita na região, reuniu empregadas, terceirizadas
e mulheres das comunidades no Cineteatro do distrito para um bate-papo sobre
autocuidado com a enfermeira do Hospital de Porto Trombetas, Rosiane Fragoso,
que deu dicas de como fazer o autoexame da mama e falou da necessidade de se
fazer exames periódicos preventivos.
A programação do Outubro Rosa também se
estende para os moradores do distrito. Neste sábado (26), a Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes do Hospital de Porto Trombetas, em parceria com o
Mineração Esporte Clube (MEC) e Colégio Pitágoras, realiza caminhada com
percurso saindo, às 7h30, do distrito rumo ao Igarapé das Pedras, um dos
principais pontos turísticos e de lazer do local. Na chegada haverá palestra
sobre câncer de mama e atividades esportivas e recreativas, como futebol,
vôlei, dominó, e sorteio de brindes.
“A prevenção, principalmente do câncer
de mama, inicia aos 40 anos, com realização mamografia a cada dois anos. Daí a
importância da mulher fazer o autoexame da mama, caso perceba algum nódulo ou
algo diferente, é preciso ir ao médico investigar. O autoexame deve ser feito
mensalmente depois do ciclo menstrual. Abaixo dos 40 anos, é indicado o
ultrassom de mama. A mulher também deve estar atenta ao diagnóstico precoce do
câncer de colo de útero que está relacionado à doença chamada HPV. De 25 aos 65
anos, é fundamental os exames com ginecologista”, recomenda Pascoal José
Riccio, ginecologista e obstetra do Hospital Porto Trombetas.
A prevenção também começa pela adoção de
hábitos saudáveis. “Durante a programação, vamos incentivar as pessoas a
participar do projeto Ação e Bem-estar, que faz parte do Programa de Qualidade
de Vida da MRN. Pelo projeto são oferecidas atividades gratuitas, como futebol,
treinamento funcional e zumba. É importante a prática de atividade física para se ter uma vida mais saudável e melhor
qualidade de vida”, explica Bruno Casoti, coordenador de Projetos de Educação
Física do MEC.
Conscientização chega a Barcarena
A Imerys, mineradora que atua com
caulim, unificou as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul com uma extensa programação. A ideia é
promover dinâmicas humanizadas que envolvessem mais os familiares dos
colaboradores. A engenheira mecânica Anne Mauad, da Imerys, aprova a
iniciativa: “As palestras são muito orientativas e positivas, pois estimulam a
gente a se cuidar mais e com regularidade. Faço anualmente os exames
preventivos e a mamografia”.
A programação unificada do Outubro Rosa
e Novembro Azul na Imerys contará com relatos de três mulheres de comunidades
de Barcarena que superaram o câncer de mama, bate-papos sobre alimentação
saudável com nutricionistas e incentivo à doação de cabelos na Casa Imerys,
espaço que a empresa possui na comunidade, para atender mulheres que passam por
quimioterapia.
Já na Alubar, empresa líder de mercado
que oferece soluções em cabos elétricos de alumínio e cobre, além de uma
palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de
mama, foram oferecidos exames preventivos de câncer de mama, câncer do colo do
útero, HIV e hepatite. A programação de Outubro Rosa na fábrica atendeu a
mulheres e homens, tanto colaboradores da Alubar quanto das empresas
contratadas.
A assistente administrativa Andreza
Sampaio, de 27 anos, foi uma das colaboradoras da Alubar que aproveitaram a
ação para colocar os exames em dia. “Eu me cuido e tenho uma rotina de exames
anuais, mas ter essa campanha dentro da empresa é legal porque facilita o
acesso aos serviços de saúde não só para nós, mas também para os colaboradores
das empresas contratadas. A Alubar incluiu a todos, tanto nos exames quanto nas
palestras, com informações bem detalhadas sobre prevenção de câncer de mama”,
afirmou.