Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu
DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único
de Saúde (SUS) acompanhem seu histórico
na saúde pública. Nele, após um breve cadastro, é possível ter acesso à
carteira digital de vacinação e informações sobre consultas realizadas e
agendadas, endereços de estabelecimentos de saúde próximos, retirada de
medicamentos, histórico de exames, doação de órgãos e muito mais.
O aplicativo é de fácil navegação e
totalmente intuitivo. Nele também é possível emitir o cartão SUS digital com QR
Code e incluir outros membros da família para serem acompanhados virtualmente.
“O aplicativo funciona interligado com os sistemas de informação que estão
implantados nas Unidades Básicas de Saúde, como o E-SUS, por meio do Prontuário
Eletrônico, que informatiza todo o fluxo de atendimento ao cidadão na unidade
de saúde, desde seu cadastro à marcação de consultas e realização de
procedimentos”, explica o diretor do Núcleo de Assessoria em Tecnologia da
Informação (Nati) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Gustavo Gomes.
Usuário do SUS, o servidor público
Johnny Neri, 32 anos, vai rotineiramente aos estabelecimentos de saúde
municipal e estadual para a realização de consultas, exames e outros
procedimentos. Para ele, estar em dia com a saúde é fundamental e as
tecnologias são sempre bem-vindas para facilitar a vida do cidadão.
Ao conhecer o Meu DigiSUS, ele foi
surpreendido com o rápido acesso às suas informações e com a possibilidade até
de avaliar as consultas médicas. “É bem mais prático. No sistema fica
armazenado e é importante ter essas informações digitalizadas porque dá um
acesso maior, uma economia de impressão e reduz impacto na natureza. É um
grande avanço”, diz.
O Meus DigiSUS tende a ficar mais rico
em informação à medida que se amplia a informatização dentro das unidades de
saúde. Em Belém, das 29 unidades municipais de saúde, 18 já possuem o
Prontuário Eletrônico implantado e funcionando. Já as Unidades de Saúde da
Família (USFs) estão com informatização completa em 28% dos estabelecimentos.
“É um trabalho que está sendo feito de
forma gradual e que necessita de muitos ajustes técnicos, visto que muitas
USFSs estão localizadas em áreas com pouco ou nenhum sinal de internet, como as
ilhas”, esclarece Gustavo.
Para a Sesma, o principal ganho tanto
para a gestão quanto para o usuário é pode acompanhar a marcação de consultas
em tempo real. "Muitas vezes, as pessoas solicitam o agendamento de uma
consulta especializada, mas esquecem de voltar na unidade para pegar o encaminhamento
ou não são encontrados pelas unidades de saúde a tempo. Com o aplicativo, o
usuário é avisado quando o agendamento é feito e o prazo para buscar sua guia
na UMS ou na USF. É um ganho porque otimiza as consultas especializadas,
evitando que o usuário não compareça ou permitindo que ele libere a vaga para
outra pessoa", ressalta o diretor da Sesma.
Quem quiser conhecer o aplicativo pode
baixá-lo nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS, gratuitamente, ou
acessá-lo no site https://meudigisus.saude.gov.br/menu/home. Para cadastro, é
necessário o número do CPF.