Aplicativo de celular facilita acesso de usuários ao prontuário do SUS




Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)  acompanhem seu histórico na saúde pública. Nele, após um breve cadastro, é possível ter acesso à carteira digital de vacinação e informações sobre consultas realizadas e agendadas, endereços de estabelecimentos de saúde próximos, retirada de medicamentos, histórico de exames, doação de órgãos e muito mais.

O aplicativo é de fácil navegação e totalmente intuitivo. Nele também é possível emitir o cartão SUS digital com QR Code e incluir outros membros da família para serem acompanhados virtualmente. “O aplicativo funciona interligado com os sistemas de informação que estão implantados nas Unidades Básicas de Saúde, como o E-SUS, por meio do Prontuário Eletrônico, que informatiza todo o fluxo de atendimento ao cidadão na unidade de saúde, desde seu cadastro à marcação de consultas e realização de procedimentos”, explica o diretor do Núcleo de Assessoria em Tecnologia da Informação (Nati) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Gustavo Gomes.

Usuário do SUS, o servidor público Johnny Neri, 32 anos, vai rotineiramente aos estabelecimentos de saúde municipal e estadual para a realização de consultas, exames e outros procedimentos. Para ele, estar em dia com a saúde é fundamental e as tecnologias são sempre bem-vindas para facilitar a vida do cidadão.

Ao conhecer o Meu DigiSUS, ele foi surpreendido com o rápido acesso às suas informações e com a possibilidade até de avaliar as consultas médicas. “É bem mais prático. No sistema fica armazenado e é importante ter essas informações digitalizadas porque dá um acesso maior, uma economia de impressão e reduz impacto na natureza. É um grande avanço”, diz.

O Meus DigiSUS tende a ficar mais rico em informação à medida que se amplia a informatização dentro das unidades de saúde. Em Belém, das 29 unidades municipais de saúde, 18 já possuem o Prontuário Eletrônico implantado e funcionando. Já as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão com informatização completa em 28% dos estabelecimentos.

“É um trabalho que está sendo feito de forma gradual e que necessita de muitos ajustes técnicos, visto que muitas USFSs estão localizadas em áreas com pouco ou nenhum sinal de internet, como as ilhas”, esclarece Gustavo.

Para a Sesma, o principal ganho tanto para a gestão quanto para o usuário é pode acompanhar a marcação de consultas em tempo real. "Muitas vezes, as pessoas solicitam o agendamento de uma consulta especializada, mas esquecem de voltar na unidade para pegar o encaminhamento ou não são encontrados pelas unidades de saúde a tempo. Com o aplicativo, o usuário é avisado quando o agendamento é feito e o prazo para buscar sua guia na UMS ou na USF. É um ganho porque otimiza as consultas especializadas, evitando que o usuário não compareça ou permitindo que ele libere a vaga para outra pessoa", ressalta o diretor da Sesma.

Quem quiser conhecer o aplicativo pode baixá-lo nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS, gratuitamente, ou acessá-lo no site https://meudigisus.saude.gov.br/menu/home. Para cadastro, é necessário o número do CPF.