Parceria da Prefeitura reaproveita resíduos da construção civil para melhorar vias de Outeiro




Com a proposta de melhorar as condições de trafegabilidade de ruas da ilha de Caratateua, uma parceria entre Prefeitura de Belém está reaproveitando resíduo da construção civil de obras da cidade em ações de terraplanagem de vias em Outeiro. As ações iniciaram na manhã desta sexta-feira, 13, em parceira com o projeto Tudo Por Amor.

“A Arout está de portas abertas e a disposição da população, trabalhando com a gestão municipal de forma compartilhada. Como isso, estamos conseguimos ampliar nossos serviços e reforçando os trabalhos para atender a população com mais dignidade”, frisou Igor Fonseca, titular da Arout.

Mesmo com o mal tempo, homens e maquinas da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Arout, seguem dando sequência no cronograma de trabalhos emergenciais no distrito. São duas frentes de trabalho com os serviços de capinação, roçagem, abertura de valas, entre outros.

Segundo Fernando Souza, diretor Operacional da Arout, a ação vai beneficiar vários bairros da ilha. "Essa parceira entre a Prefeitura de Belém foi resultado de uma importante articulação entre a iniciativa pública, e de caráter social. Com esse trabalho vamos melhorar as condições de acesso de importantes vias de Outeiro", disse.

Nesta primeira etapa, a comunidade Newton Miranda recebe os serviços de terraplanagem e abertura de valas. Segundo o morador de Outeiro, Moisés Góis, 52 anos, que também é colaborador do Tudo Por Amor, parceiras a exemplo desta, são essenciais para minimizar os transtornos vividos por moradores. "Como moradores, sabemos das dificuldades de saneamento na ilha de Outeiro, e com esse trabalho vamos conseguir dar uma cara a muitas ruas da ilha de Outeiro", contou.

Social – O projeto Tudo Por Amor vem desenvolvendo vários trabalhos sociais na ilha de Caratateua. Entre eles estão ações limpeza comunitária, capacitações, palestras e capacitações.

A ação ambientalmente sustentável foi bem recebida pelos moradores. Para Francisca Amorim, liderança comunitária da localidade, os trabalhos de reaproveitado são bem vindos. "Agradecemos o apoio da Arout. Precisamos unir forças para levar serviços básicos às comunidades da nossa ilha", disse. A ação também contou com apoio do departamento operacional da Agência Distrital de Icoaraci (Adic).