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Crédito: Marco Nascimento / Ag. Pará |
Em alguns estabelecimentos comerciais,
preço do álcool em gel 70% ultrapassa o valor de mercado
A partir desta quinta-feira (19), o
consumidor paraense conta com um número específico no aplicativo de mensagens
instantâneas para registrar denúncias de cobranças abusivas sobre produtos
usados na prevenção ao novo Coronavírus, como álcool em gel 70% e máscaras de
proteção.
O novo canal de atendimento foi
disponibilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
(Sejudh), por meio do Procon, para que o consumidor possa enviar informações,
imagens, notas fiscais e afins sobre os preços dos produtos comercializados nos
estabelecimentos.
A ferramenta ficará com a equipe de
fiscalização do Procon, que vai receber as denúncias específicas sobre os
produtos e tomar as medidas necessárias de intervenção no estabelecimento
comercial, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
"É um canal direto em que o
consumidor poderá registrar as reclamações relacionadas aos preços praticados
pelas farmácias, supermercados e afins. Faz parte das ações para resguardar o
consumidor durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus
(Covid-19)" - Rogério Barra, titular da Sejudh.
A população já pode adicionar o número
(91) 99230-0151, que ficará à disposição no período de 24 horas, durante o
período da pandemia, para combater a prática de preços abusivos nas vendas de
álcool em gel 70% e máscaras de proteção.
Mobilidade - Para facilitar a vida do
consumidor no sentido de atender as demais demandas e serviços, o Procon também
disponibilizou e-mails para quem não tem como se deslocar até a sede:
atendeprocon01@procon.pa.gov.br e atendeprocon02@procon.pa.gov.br.
"A pessoa relata sobre o serviço e
empresa reclamada, em seguida recebe a lista sobre os documentos necessários
para serem enviados. Após o envio, a documentação é recebida pelo atendente,
que vai gerar uma CIP - documento que inicia o processo administrativo. Tal
documento, uma vez confeccionado, é enviado via correio à empresa reclamada,
que tem um prazo para dar satisfação ao consumidor", descreveu o diretor
Nadilson Neves.
O consumidor também pode buscar os
canais permanentes para tirar dúvidas: Disque-Denúncia 151 e pelos telefones
(91) 2121-7029/7099 ou e-mail proconatend@procon.pa.gov.br.