Prefeitura adia prazo da licença anual da Vigilância Sanitária




A Prefeitura de Belém apresentou soluções para flexibilizar processos de registro e legalização de empresas como parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) na capital. Dentre as providências está a prorrogação do prazo da licença anual de funcionamento, expedida pela Vigilância Sanitária, para o dia 30 de junho. Nos anos anteriores, o prazo era até o dia 31 de março.

Os proprietários de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços podem solicitar a renovação, por meio eletrônico, para o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), através do email secretariadevisa@gmail.com ou pelos telefones 3184-6135 e 3184-6133. Os meios eletrônicos estão disponíveis também para abertura de processos, emissão de taxas, dentre outras solicitações.

A licença de funcionamento é um documento obrigatório para todas as empresas para o exercício de suas atividades e, uma vez ao ano, a concessão precisa ser renovada para que o estabelecimento funcione dentro da legalidade. Estabelecimentos industriais, comerciais, de ensino, bem como de prestação de serviços, dependem deste documento emitido pela Vigilância Sanitária.

Processo - Os interessados devem enviar por meio eletrônico o cartão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa, para recebimento da taxa e iniciação da abertura do processo. De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária de Engenharia da Sesma, Lauro Nascimento, algumas atividades por serem classificadas como baixo risco sanitário, terão as licenças liberadas automaticamente e, posteriormente, receberão a fiscalização para constatação do funcionamento dentro das boas práticas sanitárias. “Caso sejam detectadas irregularidades o estabelecimento poderá sofrer sanções previstas nas legislações sanitárias vigentes”.

Dentre os critérios levados em consideração está o controle de pragas e vetores; monitoramento da qualidade da água oferecida aos empregados e usuários; vistoria do Corpo de Bombeiros; além de outros critérios específicos, de acordo com a área de atuação da empresa. Após o período de adequação, se o estabelecimento for considerado apto, a renovação da licença é concedida. Uma vez licenciadas, as empresas devem fazer a renovação anualmente.

Serviço - Licença anual de funcionamento da Vigilância Sanitária. Prazo até o dia 30 de junho. Mais informações através do email secretariadevisa@gmail.com e pelos telefones 3184-6135 e 3184-6133.