A Prefeitura de Belém, por meio da
Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início nesta quarta-feira, 25, a uma
ação de orientação de passageiros para o enfrentamento do novo coronavírus nos
terminais hidroviário e rodoviário e no Aeroporto Internacional de Belém. A
ação seguirá até o dia 30 de abril e tem como objetivo orientar a população e
prevenir e identificar casos suspeitos de Covid-19, durante o embarque e o
desembarque, nos terminais e aeroporto, por meio de ações educativas, entrega
de panfletos e triagem de passageiros.
"Essa é uma ação muito importante,
principalmente pelo fato de identificar casos suspeitos do novo coronavírus,
para que se evite a contaminação de outras pessoas, para que esse vírus não se
espalhe mais ainda e para que possamos trabalhar de forma preventiva. Estamos
entregando panfletos, fazendo a triagem dos passageiros e caso seja encontrando
algum caso suspeito nós vamos encaminhar para a Vigilância Epidemiológica, que
está com a equipe aqui e vai realizar a coleta do exame", explicou o chefe
da Divisão de Drogas e Medicamentos da Sesma, Renato Cavalcante.
A ação conta com a participação de cerca
de 20 servidores da Divisão de Drogas e Medicamentos da Sesma. Pessoas que
circulam por esses locais também são alvo dos servidores. Os agentes da Sesma
estarão 24 horas trabalhando de maneira educativa e preventiva. No aeroporto há
duas equipes, que atuarão das 7h às 19h e das 19h às 7h. No terminal
hidroviário e no rodoviário, serão equipes das 7h às 19h.
Serviço - A Sesma mantém a Central de
Atendimento sobre o Coronavírus. Para esclarecimentos e orientações a respeito
da covid-19, o usuário pode ligar para 0800 72 61036 e 98417-3985, ambos
disponíveis 24 horas. Estão disponíveis ainda os seguintes números para
chamadas das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira: 3184-6110, 98568-3067 e
98568-6203.