Transatlântico Amera Phoenix encerra temporada de cruzeiros em Icoaraci





Com músicas e danças regionais o distrito de Icoaraci se despede no próximo sábado, 14, da temporada 2019/2020 de cruzeiros com a chegada da última embarcação do período.

A Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal de Belém (GMB), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Polícia Militar, mais uma vez prepara uma programação receptiva para os mil turistas que chegarão no transatlântico Amera Phoenix.

O navio é o último da temporada e atracará nas proximidades do trapiche às 7h. Os grupos Arraial do Pavulagem e Águia Negra animarão o receptivo aos turistas. Nesta temporada, atracaram em Belém sete transatlânticos com mais de cinco mil turistas, entre passageiros e tripulantes.Prefeitura certifica condutores de embarcação do Combu para receber turistas


Após três dias de capacitação dos condutores de embarcação das cooperativas da Ilha do Combu, a Prefeitura da Belém, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), encerrou na noite de quinta-feira, 12, o curso de "Qualidade no atendimento do turismo receptivo", que certificou cerca de 70 condutores no restaurante Solar da Ilha, localizado na região.

Com o objetivo de fortalecer o turismo na região e sensibilizar os barqueiros para a conservação do meio ambiente, a Prefeitura vem capacitando os trabalhadores do Combu para receber os turistas que procuram conhecer a gastronomia e as belezas da ilha. “Esse é mais um passo na qualificação desses profissionais. Através de dinâmicas de grupos e rodas de conversa despertamos neles o pertencimento da ilha, para que entendam que eles fazem parte dela e que o meio ambiente depende muito das ações de cada um”, contou Cristina Nascimento, assessora técnica do GGIM.

Aulas - Os condutores tiveram aulas teóricas e práticas sobre atendimento ao turista, segurança na navegação, apresentação pessoal e a valorização das riquezas da ilha, ministradas na Escola Municipal Sebastião Quaresma, na Ilha do Combu, totalizando 15 horas/aula.

A condutora Darlene Monteiro, 37 anos é moradora da Ilha Murutucun, que faz parte da ilha do Combu, contou sobre os conhecimentos adquiridos. “No curso aprendi que o turista não deve levar nada da natureza. Da natureza nada se leva, nada se tira, apenas foto. E também que eu devo ser exemplo, principalmente na hora da segurança, devo receber o visitante já usando o colete salva-vida”, relatou.

Segundo a titular do GGIM, Marta Falcoski, a Prefeitura levará para os trabalhadores e empreendedores da ilha, outros cursos por meio do Fundo Ver-O-Sol e o Portal do Trabalhador. “Essas capacitações busca orientar os prestadores de serviço sobre a importância do atendimento ao turista com qualidade e excelência, além de gerar renda e fazer com que eles continuem realizando as atividades na região”, explicou Marta.

Na certificação do curso, os alunos simularam como vão desenvolver o trabalho, a partir dos conhecimentos adquiridos durante as aulas, mostrando conhecimento e habilidades para encantar os turistas.