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Agência Brasil
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O uso do celular para acessar a internet
cresceu no Brasil. Os aparelhos são o principal meio de acesso à rede no país,
usados por quase todos os brasileiros. As informações são da Pesquisa Nacional
por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD
Contínua TIC) 2018, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE).
Até o ano passado, três em cada quatro
brasileiros tinham acesso à internet e, entre eles, o celular era o equipamento
mais usado. Entre 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que
acessaram a internet pelo celular passou de 97% para 98,1%. O aparelho é usado
tanto na área rural, por 97,9% daqueles que acessam a internet, quanto nas
cidades, por 98,1%.
“A gente fez a investigação do acesso
dos domicílios à internet por qualquer aparelho e viu que cresceu - 79,1% dos
domicílios têm acesso à rede - e isso aumentou principalmente por meio do
telefone celular”, diz a gerente da Pnad Contínua, Maria Lucia Vieira.
Os dados mostram que 79,3% dos brasileiros
com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem
internet. Esse percentual era 78,2% em 2017. No mesmo ano, 84,4% das pessoas
com aparelhos móveis tinham também acesso à rede por meio deles. Esse índice
aumentou para 88,5% em 2018.
Entre aqueles que não têm celular no
Brasil, 28% alegam que o aparelho telefônico é caro; 24,2%, que falta interesse
em ter o equipamento, 19,8%, que não sabem usar; e 16,6%,que costumam usar o
celular de outra pessoa.
Enquanto o celular ganha espaço, outros
equipamentos perdem. O uso de computadores caiu de 56,6% para 50,7% e de
tablets, de 14,3% para 12% de 2017 para 2018.
Mensagens e vídeos
De acordo com o IBGE, 95,7% dos
brasileiros que têm acesso à internet usam a rede para enviar ou receber
mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos de mensagens, como o
whatsApp, telegram, entre outros. O percentual se manteve mais ou menos o mesmo
desde 2017, quando era 95,5%.
A maioria, 88,1%, também disse usar a
internet para fazer ligações de voz ou vídeo. Esse índice aumentou em relação
aos 83,8% de 2017.
Os filmes e as séries ganharam espaço.
Aumentou o percentual daqueles que disseram acessar a internet para assistir a
vídeos. Esse índice passou de 81,8% em 2017 para 86,1% em 2018. Por outro lado,
o percentual de pessoas que acessaram a internet com a finalidade de enviar e
receber e-mails apresentou queda, passando de 66,2% para 63,2%.
Junto com o gosto pelos vídeos vem
também o aumento do acesso à internet pela televisão. “Um dado interessante é o
crescimento do acesso à rede por meio das TVs e isso está alinhado com os
motivos para acessar a internet. Uma das principais finalidades que as pessoas
alegam, além de enviar e receber mensagens, é assistir a vídeos e séries”, diz
Maria Lucia.
A pesquisa mostra que o percentual das
pessoas que acessaram a internet pela TV aumentou de 16,3%, em 2017, para
23,1%, no ano passado.
Esta é a terceira vez que a (Pnad)
compila dados sobre Tecnologia da Informação e Comunicação. Os dados referem-se
ao quarto trimestre de 2018. A pesquisa trata do acesso à internet e à
televisão nos domicílios particulares permanentes e do acesso à internet e à
posse de telefone móvel celular para as pessoas de 10 anos ou mais de idade, o
que equivale a um total de cerca de 181,9 milhões de pessoas.