A Havaianas, marca da empresa
Alpargatas, entrou na luta contra a COVID-19. Como uma legítima brasileira, que
divide a vida (e os passos) com milhões de brasileiros, a Havaianas se une aos
coletivos de comunidades em cinco capitais do Brasil para, juntos, começarem o
movimento #EmpatiaGeraEmpatia, que visa contribuir com quem mais precisa de
apoio nesse momento: pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ideia é construir uma Rede do Bem com a adesão
de outras empresas ao movimento. A primeira a aderir é a Colgate-Palmolive, que
doará mais de 100 mil unidades de sabonetes das suas marcas de cuidados
pessoais, Protex e Palmolive.
A iniciativa tem como mote “se colocar
nos calçados dos outros” para construir mais EMPATIA e terá a participação da
Agência Solano Trindade de Cultura (Capão Redondo e Campo Limpo, São Paulo-SP),
do Coletivo Papo Reto (Complexo do Alemão, Rio de Janeiro-RJ), do Bloco Afro
Ilê Aiyê (Curuzu/Salvador-BA), do Jovem de Expressão (Ceilândia-DF) e da Lá da
Favelinha (Aglomerado da Serra, de Belo Horizonte-MG).
O movimento está dividido em duas
grandes ações. A primeira delas é a entrega inicial de kits de itens básicos
como produtos de higiene e limpeza doados pela Colgate e Havaianas para 100 mil
famílias. A iniciativa é essencial para minimizar o impacto da pandemia nas
comunidades carentes e reforçará os hábitos de higiene e prevenção por meio da
educação sobre lavagem das mãos. Uma pesquisa do Data Favela aponta que 32% dos
moradores dessas comunidades terão dificuldade de comprar itens básicos de
sobrevivência durante a pandemia. A entrega dos kits será viabilizada com o
apoio do Grupo Martins Atacadistas.
“O cuidado com a saúde e o bem-estar da
população é nossa razão de existir. A Colgate Brasil, há mais de 25 anos,
atende comunidades com educação e doação de kits de higiene oral. Nesse
momento, participar de uma campanha como essa reforça o nosso compromisso com a
saúde e higiene das comunidades que mais precisam de ajuda. Se cada um fizer
uma parte, juntos podemos fazer a diferença e construir um futuro em que todos
possam sorrir”, afirma Maria Paula Capuzzo, presidente da Colgate-Palmolive.
A segunda grande ação da Havaianas é o
fornecimento de equipamentos de áudio e vídeo para que o coletivo Papo Reto,
liderado por Raul Santiago, um dos 20 líderes globais indicados pela ONU,
continue divulgando informações importantes para a comunidade neste momento.
“Esse é só o primeiro passo, queremos
começar uma corrente do bem para termos mais ações como essa. Temos um
compromisso com nossos colaboradores e com a comunidade global. Nesse momento,
queremos contribuir com a proteção da sociedade e, ao ajudarmos as comunidades
mais vulneráveis, estamos caminhando para um amanhã melhor”, completa Roberto
Funari, presidente da Alpargatas.