Para muitos jovens e adolescentes, a
quarentena tem sido difícil. Atividades que distraiam a mente da pandemia são
bem-vindas, principalmente se trazem aprendizado. Por isso a Imerys, mineradora
que atua com caulim no município paraense de Barcarena, tem se mobilizado para
garantir a continuidade de projetos sociais como o de Inclusão Digital.
“Estamos respeitando as orientações da
Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Governo do Pará e, para garantir a
continuidade do aprendizado das pessoas que assistem aulas na Casa Imerys,
adotamos um novo modelo on-line que pudesse ser utilizado pelos mais de 60
alunos do projeto de Inclusão Digital”, conta Juliana Carvalho, gerente de
Comunicação e Relações com a Comunidade da mineradora.
No
novo formato, as aulas são on-line com o professor que, constantemente,
interage com os alunos para garantir que estão acompanhando e absorvendo o
conteúdo. Interatividade, apostila e avaliação são os três passos principais.
As aulas são realizadas duas vezes por semana, com mais de duas horas de
duração cada. “Na quarentena a coisa mais difícil é sair de casa, por isso para
mim está sendo ótimo assistir às aulas porque me distrai, é alguma coisa para
fazer e ainda aprendo”, conta o jovem Gabriel Araújo, de 16 anos, que já cursa
o módulo Avançado.
Para Matheus Mesquita, de 20 anos, saber
que as aulas continuariam foi uma agradável surpresa: “É muito bom que a gente
possa continuar assistindo às aulas mesmo com a pandemia. Eu achei que seriam
suspensas, mas encontraram uma boa solução”. Além da Inclusão Digital, a Imerys
também está dando continuidade ao projeto de Reforço Escolar, disponibilizando
videoaulas para os estudantes que participavam do projeto presencialmente na
Casa Imerys.