A Epidemia da Covid-19 vem mudando de
forma decisiva a rotina da população e as empresas que prestam serviços
essenciais estão se adaptando à nova realidade dos consumidores. A Equatorial
Energia Pará, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Energia Elétrica
– ANEEL, tem orientado seus clientes sobre os novos procedimentos de leitura e
entrega das faturas de energia durante o período de distanciamento social.
Os processos de leitura e faturamento da
distribuidora são realizados de forma imediata, nos medidores que ficam na
parte externa do imóvel é possível coletar a leitura e entregar a fatura sem
que haja qualquer contato com o cliente. Já nos domicílios com medidores internos
ou que possuem algum impedimento de acesso ao leiturista, a orientação da ANEEL
é que sejam faturados com base em média dos consumos dos 12 meses anteriores à
conta de energia atual. A novidade é que
agora é permitido que o próprio cliente realize a autoleitura do consumo pela
Internet.
COMO FAZER - Para informar a autoleitura
virtualmente, o cliente que possui o medidor interno deve acessar o aplicativo
Equatorial Energia ou o site www.equatorialenergia.com.br , clicar em “Agência
Web” e depois em Solicitação de Serviços. Em seguida é necessário informar o
CPF do titular, a data de nascimento e selecionar a opção Enviar minha
Autoleitura.
Uma nova página será aberta. Basta
inserir o número do medidor e a leitura, comprovando com foto anexada do medidor
com a leitura.
Importante destacar que, os clientes com
medidores internos que optarem pela autoleitura, devem observar na fatura qual
a data usual da coleta da leitura mensal. Só serão válidas as leituras
informadas três dias úteis antes da data de leitura que está registrada na sua
última conta de energia no campo “Próxima Leitura”. Caso o cliente informe após
esse prazo a leitura não será considerada.
O Gerente de Relacionamento com o
Cliente da Equatorial Pará, Haroldo Nobre, explica que os clientes podem ter
acesso a fatura com a leitura informada ainda pelos canais digitais. “Os
clientes que informarem a leitura pelo site terão a fatura de energia entregue
pelo leiturista, após o faturamento pela empresa ou podem acessar o site da
Equatorial Pará e consultar a fatura após a emissão, ou ainda por meio do
aplicativo ou do atendimento via WhatsApp”, afirma Haroldo.
Orientação para condomínios
A Equatorial Pará reforça, ainda, aos
síndicos e administradores de condomínio, a permissão de entrada dos
leituristas para efetuar a leitura nos medidores que ficam em quadros de
medição externos, em cada bloco de apartamentos, ou que haja uma orientação aos
condôminos quanto a autoleitura via site.
Fatura por e-mail - A Distribuidora
também disponibiliza para seus clientes a opção de solicitar o recebimento das
faturas por e-mail. O serviço, muito mais prático e sustentável, pode ser
encontrado no aplicativo e no site da empresa, o www.equatorialenergia.com.br.
Basta entrar com o número de CPF e a data de nascimento do titular da conta e
autorizar o envio das faturas através de endereço eletrônico.