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O Governo do Pará, por meio da
Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de
Música (APM), lança nesta terça-feira (30), às 18h, ao vivo pela TV Cultura, o
XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz. O lançamento vai apresentar um
panorama das atividades previstas para este ano, adaptadas por conta da
pandemia, e ainda um recital com o tenor Atalla Ayan, a pianista Adriana Azulay
e as cantoras Lanna Bastos, Hosana Ramos e Kézia Andrade, direto do palco da
maior casa de espetáculos paraense.
Participam do lançamento a secretária de
Estado de Cultura, Ursula Vidal; o diretor geral do festival, Daniel Araújo; a
diretora artística, Jena Vieira; e a diretora de Produção, Nandressa Nunes. O
programa terá duração de uma hora e meia e terá, ainda, depoimentos de
convidados.
Este ano, o festival tem como ênfase a
formação de profissionais das artes musicais e cênicas. Serão ofertadas 80
bolsas para o II Curso de Formação em Ópera, 40 destinadas a cantores líricos e
40 para técnicos de teatro. O curso terá duração de seis meses, via plataforma
digital, com oito oficinas para cada grupo.
"Essa ampliação da política de
formação profissional do festival responde de maneira muito assertiva aos novos
desafios impostos pela pandemia. A inclusão de técnicos na grade formativa, o
modelo de aulas remotas e o fato de que aumentamos em quatro vezes o alcance
dos profissionais selecionados para o programa de bolsas consolida o projeto
que estamos construindo de transformar o nosso Theatro da Paz, num futuro
próximo, em teatro-escola", diz Ursula Vidal.
Alternativas - Para o diretor geral do
Festival de Ópera, Daniel Araújo, trata-se de um momento para experimentar
novas formas de fazer o festival - prestes a completar duas décadas de
existência - e incentivar cada vez mais a mão de obra para esse tipo de
espetáculo. "Em março, já estávamos com tudo programado para este ano, mas
com a pandemia precisamos nos adaptar para os mecanismos de interação virtual e
adequar o projeto. Fizemos testes e ajustes para que esse novo formato
contemplasse não só os artistas, como toda a cadeia produtiva da ópera, já que
o setor da cultura foi o primeiro que parou", explica.
A diretora artística, Jena Vieira,
destaca que essa é uma fase de reinvenção do espetáculo, com ações que serão
capazes de abranger o Estado inteiro, possibilitando que artistas e produtores
que não estejam fisicamente em Belém possam ser contemplados com o curso.
"Estudamos como outros teatros no Brasil e no exterior estão fazendo seus
concertos e como as novas mídias e novas tecnologias são fundamentais. Nesse
formato virtual, todo o Pará poderá participar do festival por meio do nosso
site, canais e redes sociais", atesta.
A diretora de Produção, Nandressa Nuñez,
também acredita na relevância das mudanças do evento, recordando que, ano
passado, já foi apresentado um festival diferenciado. "Pela primeira vez
na história, fizemos a itinerância pelos Territórios pela Paz, em bairros
periféricos, e a implementação do primeiro curso de formação. Este ano,
ampliamos as vagas para o curso de formação e queremos contemplar, além de
cantores líricos, figurinistas, cenógrafos, maquiadores, diretores de palco,
contrarregras, etc., visando uma forma de capacitar e garantir recursos a esses
profissionais", assinala.
Programa - Durante o lançamento do
festival, o tenor paraense Atalla Ayan - reconhecido internacionalmente e com
presença constante nas principais cenas líricas do mundo -, a pianista Adriana
Azulay e as sopranos Lanna Bastos, Hosana Ramos e Kézia Andrade apresentam
recital composto por árias de Giacomo Puccini, como "Donna non vidi
mai", da ópera "Manon Lescaut"; "Recondita Armonia" e
"E lucevan le stelle", de "Tosca"; "Nessun
Dorma", de "Turandot"; "Quando m'en vo", de "La
Bohème"; "Chi il bel sogno di Doretta", de "La
Rondine", e "O mio babbino caro", de Gianni Schicchi.
O programa inclui as árias "Una
furtiva lagrima", da ópera "L'elisir d'amore", do compositor
Gaetano Donizetti; "Ah! Je ris de me voir si belle", da ópera
"Fausto", de Charles Gounod; "Depuis le jour", da ópera
"Louise", de Gustave Charpentier; além da canção "Minha
Terra", do compositor paraense Waldemar Henrique. Como encerramento, eles
apresentam o dueto "Brindisi", da ópera "La Traviata", de
Giuseppe Verdi.
Formação - As inscrições para os cursos
são gratuitas e podem ser feitas a partir da próxima quarta-feira (1 de julho),
no site www.festivaldeoperatp.com, que pode ser acessado a partir de terça (30).
Os selecionados terão aulas via plataforma digital até dezembro. Aos cantores,
serão ofertados os seguintes cursos: Criação de Conteúdo Digital, Preparação de
Repertório, Preparação Musical de Cenas de Ópera, Introdução à História da
Ópera, Análise e Construção dos Personagens, Estudo do Texto Dramático, Dicção
para Cantores e Preparação, Criação e Interpretação Teatral para Cantores de
Ópera.
Para os técnicos, as oficinas serão:
Noções Básicas de Leitura de Partitura Musical, Direção de Palco e Contrarregragem,
Introdução à Sonorização em Ópera, Introdução à Iluminação Cênica na Ópera;
Noções Básicas de Direção de Ópera; Maquiagem Artística para a Ópera;
Preparação de Legenda de Ópera e Figurino para Espetáculos de Ópera.
Serviço: Para se inscrever, os cantores
devem enviar vídeo apresentando uma peça musical. Os técnicos devem enviar
currículo e portfólio. O resultado com os selecionados sai divulgado no dia 24
de julho e as aulas têm previsão de início para o dia 3 de agosto, conforme
cronograma abaixo:
Julho
1 a 10 - Inscrição
11 a 15 - Validação
16 e 17 - Prazo recursal
18 - Lista homologada de concorrentes
19 a 23 - Análise de candidaturas
24 - Publicação do resultado
27 e 28 - Prazo recursal
29 a 31 - Matrículas
Agosto
03 - Início das aulas