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Crédito: Douglas Franklin - SEJUDH ASCOM
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O serviço de agendamento para emissão
das Carteiras de Identidade e Trabalho será retomado pela Secretaria de Estado
de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) a partir da próxima sexta-feira (5) por
meio de aplicativo de mensagem. O agendamento vai ocorrer toda sexta-feira, das
8h às 12h, por meio do WhatsApp (91) 99125-0644.
No ato do agendamento, o cidadão escolhe
o melhor dia e horário da semana seguinte para emitir o documento na sede do
órgão, em Belém, obedecendo as recomendações sanitárias. A emissão presencial
vai ocorrer de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 12h, com a oferta
semanal limitada de 120 documentos, distribuídos em 30 RG e 25 Carteira de
Trabalho, por dia, segundo explicou o coordenador de Cidadania e Direitos
Humanos da Sejudh, Bruno Melo.
"Para evitar aglomerações, agora o
agendamento será toda sexta-feira pelo WhatsApp. A pessoa só terá que ir ao
prédio para emitir seu documento no dia e horário agendado, sendo que o acesso
será pelo estacionamento e só entrarão as pessoas que tiverem com o nome na
lista e utilizando máscaras. Vamos aplicar álcool gel na entrada, terá o
distanciamento nos assentos e afins por meio de demarcações no espaço físico,
reiterou o coordenador.
A retomada do serviço de emissão é mais
uma ferramenta para auxiliar a população que precisa dos documentos para acesso
aos benefícios sociais, pontuou o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da
Sejudh, Mayky Franco. "A retomada vai ajudar as pessoas, de forma
gratuita, em especial àqueles que não conseguiram emitir os documentos durante
a pandemia, para que possam ter acessos as diversas atividades, como dar
entrada em seguro-desemprego, auxilio do governo federal e afins",
enfatizou o diretor.
Interior - O procedimento via WhatsApp
às sextas-feiras também será adotado nos polos regionais de Santarém e
Paragominas, que estão organizando a estrutura local para atender a demanda
acumulada durante a pandemia, frisou o coordenador do núcleo de Paragominas,
Mateus Barbosa. Em maio deste ano, o núcleo de Paragominas completou um ano de
inauguração, contabilizando mais de 5 mil emissões de documentos neste período
"Os servidores do núcleo
Paragominas estão nos últimos preparativos para atender a população, que já
está ansiosa e na expectativa para retomada dos serviços, que tiveram de ser
interrompidos pela pandemia. E voltamos um mês após o núcleo completar um ano
de funcionamento, um ano levando cidadania aos moradores da região",
destacou.
Balanço - Em 2019, a Secretaria
registrou mais de 30 mil atendimentos para emissão de documentos na sede, polos
e caravanas com ações de cidadania que percorreram vários municípios do Estado,
alcançando as mesorregiões do nordeste, sudeste, sul, oeste, baixo Tocantins e
Marajó.
Serviço de agendamento:
Sede Sejudh - wpp: (91) 99125-0644
End: Rua 28 de setembro, 339, Campina,
Belém.
Pólo em Paragominas - wpp: (91)
99184-1103
End: Rua Amazonas, 100, Célio Miranda,
Paragominas.
Pólo em Santarém - wpp: (93) 991184209
End: Trav. Professora Agripina de Matos,
798, Altos Liberdade, Santarém.
O que é necessário para a emissão dos
documentos:
Identidade: Certidão de nascimento ou
casamento original, comprovante de residência e duas fotos 3x4.
Carteira de Trabalho: Identidade, CPF,
certidão de nascimento ou casamento original e comprovante de residência.